Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/30793
Título: Avaliação da influência do estado de soldaduras aluminotérmicas no nivelamento longitudinal de vias-férreas
Autor: Pereira, Diogo Filipe Couceiro
Orientador: Ferreira, José
Vieira, João
Palavras-chave: Soldaduras aluminotérmicas
Nivelamento longitudinal
Nivelamento D1
Ferrovia
Desvio Padrão
Data de Defesa: Dez-2017
Resumo: As soldaduras de carris de vias-férreas sendo geralmente as soldaduras aluminotérmicas, podem representar pontos irregulares da cabeça do carril que dá origem a cargas de impacto aquando da passagem dos veículos ferroviários. Deste modo, é em muitos casos observado que os locais de soldadura coincidem com zonas de degradação mais acelerada do nivelamento da via, havendo o sentimento generalizado por parte dos gestores de via de que há uma relação estreita entre soldaduras mal executadas e problemas de nivelamento de via a longo-prazo. É um exemplo concreto a observação de desgaste ondulatório acentuado na proximidade de uma soldadura, podendo ter origem no impacto criado com a passagem do comboio pela mesma. Este "sentimento"carece no entanto de comprovação quantificada, ao que este trabalho procura dar resposta. A presente dissertação analisa algumas questões acerca da influência das soldaduras nas ferrovias, concretamente analisando a evolução que o nivelamento na zona de uma soldadura tem ao longo do tempo, tendo como base dados de inspeções obrigatórias e periódicas não específicas para este estudo em questão. Além disto são também analisadas várias amostras de soldaduras presentes num troço de via, tendo como informação o seu estado inicial após a sua execução e também o seu estado atual. Com isto, consegue-se analisar a soldadura num período desde a sua execução até ao presente. Este estudo tem como objetivo dar início a uma investigação importante, que permitirá a criação de uma primeira metodologia de análise que consiga expandir o conhecimento para investigações futuras. É expectável que sejam conseguidos resultados que possam contribuir para o futuro das ferrovias assim como melhorar a análise destas e consequentemente as manutenções e conservações. No fim deste estudo são analisadas várias soldaduras, com as respetivas conclusões e sugestões de futuras investigações.
URI: http://hdl.handle.net/10362/30793
Designação: Mestre em Engenharia Civil - Perfil de Estruturas
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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