Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/284
Title: O sujeito em formação: desenvolvimento do aluno/ pessoa no contexto da relação pedagógica
Author: Soveral, Maria Manuela Barbosa
Advisor: Ambrósio, Teresa
Couceiro, Maria do Loreto
Defense Date: 1996
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: A Escola, enquanto unidade do sistema educativo, intervem no processo de desenvolvimento pessoal do aluno, não só através do curriculum formal, como do curriculum escondido. No interior da Escola, na visão antropocêntrica da actividade pedagógica, o processo formativo desenvolve-se na relação interpessoal entre o professor/formador e o aluno/fomando. Esta permite e facilita a apropriação do sentido emergente da partilha das experiências vividas. Centrando-se a aprendizagem no formando, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações, ele adquire e/ou desenvolve competências pessoais, relacionais e sócio-afectivas - designadas por competências da 3ª dimensão - que, ao darem abertura às cognitivas e às técnicas, são paradigmáticas do seu desenvolvimento pessoal.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/284
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
soveral_1996.pdf4,85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.