Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/178089| Título: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO - CONEXÕES MATEMÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÕES DE 1.º GRAU. Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade |
| Autor: | Soares, Constança Antunes Pinto de Almeida |
| Orientador: | Rodrigues, Alexandra |
| Palavras-chave: | Resolução de problemas Equações de 1.º grau Conexões matemáticas |
| Data de Defesa: | Jul-2024 |
| Resumo: | A presente dissertação foi elaborada durante o ano de estágio pedagógico e descreve o
trabalho desenvolvido no ano letivo de 2023/2024, dividindo-se em duas partes. A primeira
parte apresenta o relatório de estágio desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisi-
onada e a segunda parte assenta na investigação desenvolvida com alunos da turma do 8.º
ano acompanhada ao longo do estágio.
No relatório de estágio, descreve-se a prática pedagógica supervisionada ao longo do
ano letivo com reflexões sobre a prática letiva e não letiva: aulas, atividades, projetos, reuniões
e ainda uma apreciação global da experiência de estágio pedagógico. No trabalho de investi-
gação, pretendeu-se compreender o contributo das conexões matemáticas na compreensão
do tópico das equações de 1.º grau no 8.º ano de escolaridade. Para isso, definiram-se as
seguintes questões de investigação:
1. Como é que os alunos estabelecem uma relação entre a linguagem natural e a
linguagem simbólica?
2. Quais as estratégias privilegiadas pelos alunos durante a resolução de problemas
que envolvem equações de 1.º grau?
3. De que modo as conexões matemáticas contribuem para a compreensão e reso-
lução de problemas com equações de 1.º grau?
O estudo segue uma metodologia de investigação qualitativa com três estudos de caso,
que permitiu concluir que: os alunos possuem mais dificuldades ao passar da linguagem sim-
bólica para a linguagem natural; os alunos privilegiam as estratégias de resolução de proble-
mas enumeradas por Polya (1975); as conexões matemáticas nem sempre são utilizadas no
sentido de estabelecer uma relação entre o problema e a resposta, e estas contribuem para o
desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento crítico. The present dissertation consists of two parts and it was developed while doing a peda- gogical internship on the year of 2023/2024. The first part describes the activities done in the context of the pedagogical internship and the second part focuses on the research that was conducted with students from the internship's 8th grade class. The Internship report includes the pedagogical practice throughout the school year, along with reflections about the teaching and the non-teaching practice: classes, activities, projects, meetings and a global appreciation of those experiences. The Investigation intended to understand the contribution of mathematical connections in the comprehension of the topic of first-degree equations on the 8th grade. In order of achieving that goal, the following investigation questions were considered: 1. How do students establish a connection between the natural language and the symbolic language? 2. Which are students' privileged strategies when solving problem that involve first degree equations? 3. How do mathematical connections contribute to solving and understanding problems with first degree equations? The study follows a qualitative methodology with three case studies which allowed to conclude that: students find it harder to go from symbolic language to natural language than the other way around; students privilege the problem-solving strategies enumerated by Polya (1975); mathematical connections are not always used in the sense of establishing a relation between the problem and it’s answer, and these contribute for the development of logical reasoning and critical thinking. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/178089 |
| Designação: | MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Soares_2024.pdf | 11,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











