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http://hdl.handle.net/10362/175781| Title: | A música sinfónica e a luta política em Lisboa na década de 1910 |
| Author: | Santos, Luís M. |
| Keywords: | I República portuguesa vida musical de Lisboa Música de política Teatros Música sinfónica Programação de concertos Music History Arts and Humanities (miscellaneous) Social Sciences (miscellaneous) |
| Issue Date: | Oct-2022 |
| Abstract: | No rescaldo do 5 de Outubro de 1910, várias foram as instituições da vida cultural lisboeta que experimentaram o impacto do processo revolucionário. O Teatro de São Carlos, histórico baluarte monárquico, de imediato se viu envolvido numa situação de impasse ditada por vários factores, não pouco pelas divergências entre diferentes facções do regime relativamente à sua função. Em sentido contrário, o recém-designado Teatro da República evidenciou desde logo um novo fôlego na sua actividade, a que não terá sido alheia a aproximação mútua entre a respectiva empresa e uma determinada ala republicana. Foi no seu âmbito que, em finais de 1911, foi lançada a Orquestra Sinfónica Portuguesa, um agrupamento que se destaca na história cultural portuguesa como a primeira orquestra permanente de concertos públicos bem-sucedida, cuja actividade se manteria com regularidade até à sua dissolução em 1928. Entretanto, ainda em finais de 1913 era fundado o Teatro Politeama, cuja actividade parece desde o início ter contado com o apoio de uma área política alargada oposta à anterior. O novo espaço incluía igualmente a iniciativa de uma orquestra sinfónica, que aí se apresentou regularmente em concertos públicos até 1925, tendo dado origem a um interessante fenómeno de concorrência empresarial em que não deixava de se observar também uma importante dimensão de controvérsia política. Conquanto se careça ainda de um olhar global sobre a actividade desenvolvida por estes (e outros) teatros lisboetas da época, um exame preliminar da sua programação teatral, musico-teatral e sinfónica sugere que terão estado envolvidos na luta pela dominação simbólica em curso e que nela terão desempenhado um papel que importa conhecer. É precisamente esta questão que a presente comunicação se propõe abordar, focando-se na análise da programação praticada pelas orquestras do República e do Politeama durante a década de 1910 e dando ênfase em particular à sua relação metafórica com o turbulento contexto político em que esses empreendimentos se enquadravam, no sentido de averiguar em que medida esta actividade sinfónica serviu a legitimação e a crítica de determinadas posições politico-ideológicas. |
| Description: | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 PTDC/ART-PER/32624/2017 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/175781 |
| Appears in Collections: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais |
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|---|---|---|---|---|
| A_m_sica_sinf_nica_e_a_luta_pol_tica_em_Lisboa_na_d_cada_de_1910.pdf | 385,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
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