Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/172837
Título: Bike Sharing e Bike Parking Em Cidades Sustentáveis. Caso de Estudo de Cascais
Autor: Marquitos, Bruno Freire
Orientador: Farinha, João
Marques, Paulo
Palavras-chave: Mobilidade Sustentável
Mobilidade Suave
Bike Sharing
Bike Parking
Estratégia
Cascais
Data de Defesa: Jun-2022
Resumo: Os sistemas de bicicletas partilhadas (SBP) demonstram ser uma alternativa viável e muito vantajosa para reduzir o tráfego rodoviário, a poluição e as despesas de manutenção ou aquisição de outros modos de transporte. O primeiro sistema de bike sharing nasce no ano de 1965, em Amesterdão, como um ser- viço público gratuito denominado “The Witte Fietsen”, traduzido para português “Bicicletas Brancas”. Foi um programa curto, que se revelou um insucesso, pois os utilizadores descarta- vam as bicicletas livremente pela cidade, motivando assim o furto, vandalismo e o seu desa- parecimento (Campbell, 2020). Decorridos 55 anos após a criação do primeiro sistema de bike sharing, foram desenvol- vidos novos critérios de implementação destes sistemas que permitem obter um melhor acom- panhamento dos ativos no terreno, nomeadamente os sistemas dock less e docked. À boleia desta nova “trend” dos SBP, aparecem novos conceitos de bike parking, que per- mitem explorar canais que viabilizem uma utilização mais recorrente e segura dos meios de mobilidade de suave, atraindo assim novos nichos de mercado. Pelos dias de hoje enfrentam-se desafios que têm como objetivo identificar a melhor forma de gerir estes meios e promover a sua integração sustentável em escalas cada vez mais globais, através de uma estratégia coesa e planeada a uma escala macro, com pormenores micro, não descurando a interoperabilidade necessária entre os seus diferentes sistemas e de- senhos. Propõe-se assim, desenvolver uma dissertação que estude a evolução dos sistemas de bicicletas partilhadas e quais os diversos processos envolvidos na implementação de um sis- tema gerido por uma autarquia local, com base no caso de estudo de Cascais.
The concept of sustainable mobility is increasingly present in the urban areas of larges cities, it’s defined as one of the main weapons to combat climate change and allow cities to comply with the rates of determined decarbonization. Shared bicycle systems (SBP) prove to be a viable and very advantageous alternative for reducing road traffic, pollution and the costs of maintaining or purchasing other means transport. The first bike sharing system was born in 1965, in Amsterdam, as a free public service called “The Witte Fietsen”, translated into English “White Bicycles”. It was a short program, which proved unsuccessful, as users freely disposed of bicycles around the city, thus motivat- ing theft, vandalism and their disappearance (Campbell, 2020). 55 years after the creation of the first bike sharing system, new criteria for the imple- mentation of these systems were developed, which allow better monitoring of assets on the ground, namely the dock less and undock less systems. Hitchhiking to this new “trend” of the SBP, new concepts of bike parking appear, which allow exploring channels that enable a more recurrent and safer use of the means of soft mo- bility, thus attracting new market niches. Today, challenges are faced that aim to identify the best way to manage these means and promote their sustainable integration on increasingly global scales, through a cohesive and planned strategy on a macro scale with micro details, neglecting the necessary interoper- ability between its different systems and designs. It’s proposed, therefore, to develop a dissertation that studies the evolution of bike shar- ing systems, and the different processes involved on the implementation of a system managed by a municipality, based on the case study of Cascais.
URI: http://hdl.handle.net/10362/172837
Designação: MESTRADO EM URBANISMO SUSTENTÁVEL E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Aparece nas colecções:FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado

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