Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/168023| Título: | Algumas considerações sobre a possibilidade da "Filosofia como Modo de Vida" no ensino secundário |
| Autor: | Ribeiro, Tiago Miguel Marques |
| Orientador: | Bernardo, Luís Manuel |
| Palavras-chave: | Ensino de Filosofia Ensino secundário |
| Data de Defesa: | 27-Jul-2023 |
| Resumo: | Este relatório da Prática de Ensino Supervisionada divide-se em três partes. A primeira consistirá numa descrição dos aspetos que mais fundamentalmente marcaram o meu estágio, que se realizou na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, sob supervisão da professora Helena Serrão. Esta inicia-se com uma apresentação da escola que me recebeu, do seu projeto educativo, e também do agrupamento onde se insere. Depois de algumas palavras sobre o núcleo de filosofia e as reuniões de estágio, bem como do processo de observação das aulas lecionadas pela professora Helena, passarei a uma descrição das turmas que lecionei, uma do 10º ano e outra do 11º. O momento que se segue, o núcleo desta primeira parte, consiste numa caracterização reflexiva das aulas lecionadas. Trata-se de descrever e refletir sobre o percurso que realizei ao longo do ano letivo como professor estagiário. Para iluminar esse caminho, nomeadamente ao nível das estratégias que procurei privilegiar (nem sempre com sucesso), começo por dedicar alguma atenção e reflexão a certas abordagens teóricas, que pretendem pensar os processos de ensino-aprendizagem. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/168023 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Tiago_Marques_Ribeiro.pdf | 19,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











