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http://hdl.handle.net/10362/167379| Título: | Adventure Game Creator. Criação e Representação de Histórias com um Storyboard |
| Autor: | Guerreiro, Duarte Fernandes |
| Orientador: | Vieira, João Duarte, Sérgio |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento de Videojogos Jogos de Aventura Storyboard |
| Data de Defesa: | Dez-2023 |
| Resumo: | O Desenvolvimento de Videojogos é das áreas de Desenvolvimento de Software que tem
apresentado um maior crescimento nos últimos anos. Uma particularidade especial desta
é o vasto interesse e a participação de pessoas de áreas que não a informática na mesma.
Os Jogos de Aventuras são um dos géneros de videojogo mais populares e o seu
foco principal é a interação do utilizador com o mundo e as personagens à sua volta que
servem de meio para contar uma história apelativa. Devido à simplicidade de mecânicas
que este tipo de jogos apresenta existem métodos na indústria para separar o trabalho
dos programadores e dos escritores e algumas ferramentas que permitem mesmo um
utilizador independente sem conhecimentos informáticos criar o seu próprio jogo. No
entanto, mesmo estas soluções, devido à complexa especificação dos eventos que requerem
tornam o processo de criação de histórias muito exigente e demorado para utilizadores
casuais. Sendo a essência destes jogos a sua história é interessante fornecer um meio mais
simples e casual que necessite apenas que o utilizador explicite a mesma e que desta forma
fiquem definidos os comportamentos e interações para o funcionamento do jogo.
O objetivo é então definir uma estrutura de Storyboard que permita expressar histórias
de jogos de aventuras diferentes e provar o seu correto funcionamento para permitir que
todo o tipo de utilizadores possam contar as suas próprias histórias de uma forma fácil e
rápida. Video game Development is one of the fastest-growing areas of Software Development in recent years. A unique feature of this area is the wide interest and participation of people from areas other than computer science. Adventure Games are one of the most popular video game genres, and their main focus is the user’s interaction with the world and the characters around them, which serve as a means of telling an appealing story. Due to the simplicity of the mechanics that this type of game presents, there are methods in the industry for separating the work of programmers and writers and some tools that allow even an independent user with no programming background to create their own game. However, even these solutions, due to the complex specification of the events they require, make the process of creating stories very demanding and time-consuming for casual users. Given that the main goal of these games is the story they tell, it’s of interest to create a simpler and more casual tool that, given the specification of the story that wants to be told, would be able to define all the logic, expected behaviors, and interactions to create a working game. The goal, then, is to define a structure, a Storyboard, that can express different video game stories and prove its accuracy to allow all kinds of users to easily and quickly bring their stories to life. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/167379 |
| Designação: | MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA |
| Aparece nas colecções: | FCT: DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Guerreiro_2023.pdf | 25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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