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http://hdl.handle.net/10362/164237| Título: | Desenvolvimento de célula de inspeção robotizada utilizando tecnologia de correntes induzidas |
| Autor: | Noválio, Tomás dos Santos |
| Orientador: | Mendes, Nuno Machado, Miguel |
| Palavras-chave: | Inspeção robotizada controlo de força correntes induzidas cordão brasado |
| Data de Defesa: | Nov-2023 |
| Resumo: | Nesta dissertação, apresenta-se uma metodologia para realizar uma inspeção robotizada
numa superfície de geometria irregular sujeita a desalinhamentos. Utilizando
controlo de força e posicional e partindo de uma posição genérica, procura-se atingir uma
posição alvo pré-definida, e, seguidamente, percorrer um caminho ao longo da superfície.
Para testar a metodologia, utilizou-se um tejadilho de um automóvel e uma sonda de
correntes induzidas movimentada por um robô colaborativo.
Analisaram-se o posicionamento da sonda ao longo do processo e os dados do sensor
de força para avaliar a capacidade de adaptação da sonda à geometria do tejadilho e a
desalinhamentos.
Os resultados revelam uma capacidade de correção de desvios na orientação da sonda
segundo RY de 8◦ e de 5◦ segundo RZ (Tool Frame), além de desvios posicionais até
100mm, com um tempo entre 18 s e 26 s. Também confirmam a possibilidade de percorrer
o caminho utilizando controlo de força segundo Y e Z (Tool Frame).
Além disso, analisaram-se os dados da inspeção por correntes induzidas para estudar
a viabilidade do sistema proposto na deteção de defeitos no cordão brasado. Foram
detetados os defeitos superficiais produzidos, de diâmetro de 0, 9 mm e profundidades
entre 0, 5 mm e 0, 8 mm. This dissertation presents a methodology for robotized inspection of irregular surfaces prone to misalignment. Employing force and position control from an initial position, the objective is to attain a predetermined target position and subsequently navigate a surface path. Testing involved a collaborative robot managing an eddy current probe on a car roof. Analysis encompassed probe positioning and force sensor data to evaluate its adaptability to the car roof’s geometry and misalignment. Results demonstrate the probe’s capability to rectify deviations of 8◦ and 5◦ along the RY and RZ axes (Tool Frame), respectively, and correct positional deviations of up to 100 mm within 18 s to 26 s. Additionally, the study confirms the feasibility of path tracing using force control along the Y and Z axes (Tool Frame). Furthermore, an analysis of eddy current data was conducted to assess the system’s efficacy in detecting defects in laser welds. Surface defects with a diameter of 0, 9 mm and depths ranging from 0, 5 mm to 0, 8 mm were successfully identified. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/164237 |
| Designação: | MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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