Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/154209
Título: A integração do lean aos processos da acreditação hospitalar em Portugal e no Brasil: um estudo de casos múltiplos
Autor: Prestes, Andréa
Orientador: Boto, Paulo
Palavras-chave: Acreditação hospitalar
Lean
Melhoria contínua
Qualidade
Hospital accreditation
Lean
Continuous improvement
Quality
Data de Defesa: 2021
Resumo: RESUMO - Introdução: A acreditação e o lean podem contribuir para a obtenção de resultados positivos às organizações hospitalares. É suposto que ao serem complementares e integradas entre si, resultem em ações pragmáticas ao aperfeiçoamento dos processos, proporcionem um olhar sistêmico aos profissionais, possibilitem uma melhor sistematização e direcionamento dos esforços e recursos do hospital, a fim de que os resultados sejam positivos e mantidos no longo prazo. Esta pesquisa buscou identificar se/como os hospitais brasileiros e portugueses integram as ações do lean ao trabalho voltado à acreditação. Metodologia: Trata-se de um estudo de casos múltiplos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a análise documental em dois hospitais portugueses e em três hospitais brasileiros, ambos com acreditação total e que usam o lean. Para a análise dos dados foi utilizada a análise temática. Resultados: Os resultados dos participantes portugueses e brasileiros, foram condensados em três temas centrais: 1) Acreditação; 2) Lean e; 3) A Acreditação e o Lean. Cada tema central foi composto por subtemas. Conclusões: Existe semelhança na forma como os hospitais portugueses e brasileiros trabalham os processos de acreditação, contudo, o mesmo não foi confirmado quanto a utilização do lean nos casos estudados. Na amostra portuguesa as barreiras identificadas para o uso do lean supostamente não foram ultrapassadas, questões estas que ainda podem impedir a integração da metodologia lean à acreditação. Nos hospitais brasileiros, identificou-se um trabalho ajustado à realidade de cada caso que demonstra ações de integração do lean à acreditação, contudo, não como a única abordagem utilizada para a implementação de melhorias. Ressalta-se que pelo tamanho da amostra dos casos brasileiros somado ao fato de que os hospitais selecionados podem ser considerados de referência em gestão da qualidade, não se pode fazer uma generalização do país, pois provavelmente não traduzem a realidade brasileira.
ABSTRACT - Introduction: Accreditation and lean can contribute to obtaining positive results for hospital organizations. It is supposed that when they are complementary and integrated, they result in pragmatic actions to improve processes, provide a systemic view to professionals, and enable better systematization and targeting of the hospital's efforts and resources so that the results are positive and maintained to long term. This research sought to identify whether/how Brazilian and Portuguese hospitals integrate lean actions into the work aimed at accreditation. Methodology: This is a multiple-case study. Semi-structured interviews and document analysis were carried out in two Portuguese hospitals and three Brazilian hospitals, both with full accreditation and lean. For data analysis, thematic analysis was used. Results: The results of the Portuguese and Brazilian participants were condensed into three central themes: 1) Accreditation; 2) Lean and; 3) Accreditation and Lean. Each central theme was composed of sub-themes. Conclusions: There is a similarity in the way in which Portuguese and Brazilian hospitals work the accreditation process, however, the same was not confirmed regarding the use of lean in the cases studied. In the Portuguese sample, the identified barriers to the use of lean supposedly have not been overcome, issues that may still impede the integration of lean methodology to accreditation. In Brazilian hospitals, a work adjusted to the reality of each case was identified, which demonstrates actions to integrate lean to accreditation, however, not the only approach used to implement improvements. It is noteworthy that, due to the sample size of Brazilian cases, added to the fact that the selected hospitals can be considered a reference in quality management, it is not possible to generalize the country, as they probably do not reflect the Brazilian reality.
URI: http://hdl.handle.net/10362/154209
Designação: Mestrado em Gestão da Saúde
Aparece nas colecções:ENSP - Dissertações de Mestrado em Gestão da Saúde

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