Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/14752
Título: Desenvolvimento de uma interface de visualização de conectividade cerebral usando realidade virtual e controlo por gestos
Autor: Ribeiro, Ricardo Filipe Henriques
Orientador: Ferreira, Hugo
Palavras-chave: Realidade virtual
Controlo gestual
Game engine
Unity
Navegação cerebral
Conectividade
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: A visualização de dados médicos complexos, em particular de dados imagiológicos, de forma intuitiva, simples e completa é um desafio. Com as tecnologias de aquisição de imagem médica usadas atualmente é possível ter acesso a um vasto leque de informação relevante para diagnóstico e tratamento de patologias. Assim sendo, é fundamental que a visualização dessa mesma informação seja feita de uma forma rápida e intuitiva. No presente trabalho desenvolveu-se uma nova ferramenta de visualização de imagens de ressonância magnética e de conectividade cerebral. Esta ferramenta contém em si uma interface amigável e intuitiva para o utilizador, fazendo uso de duas tecnologias emergentes, a realidade virtual e o reconhecimento gestual. No desenvolvimento da interface fez-se ainda uso de uma tecnologia menos usual na área médica, a Game Engine Unity 3D,usada convencionalmente na programação de jogos de vídeo. A interface oferece um ambiente imersivo 3D da anatomia e conectividade cerebrais, fazendo uso de óculos de realidade virtual. Nesta interface o utilizador consegue navegar no interior no cérebro, fazendo uma interação com as estruturas com recurso ao controlo do Leap Motion, um dispositivo ótico de reconhecimento gestual. Esta interface de "navegação cerebral" será útil no futuro para a comunidade médica, em particular para a formação de neurocirurgiões graças ao reconhecimento gestual. Além disso, a interface fornece informações sobre as estruturas cerebrais e vários parâmetros de dados de imagens e de conectividade cerebral, tornando-se adequada para o ensino e investigação em neurociências.
Descrição: A presente dissertação foi desenvolvida em colaboração com o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica(IBEB/FCUL)
URI: http://hdl.handle.net/10362/14752
Designação: Dissertação
Aparece nas colecções:FCT: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro_2014.pdf4,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.