Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/14543
Título: Sistemas de Informação Geográfica e Videojogos
Autor: Guerreiro, Rui Miguel Bento
Orientador: Painho, Marco Octávio Trindade
Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica
Videojogos
Geração Procedimental de Conteúdos
Análise Espacial
Fractais
Ruído Coerente
Modelação Digital do Terreno
Data de Defesa: 1-Jan-2015
Resumo: O espaço é um elemento fundamental no design de videojogos. A tecnologia actual dá ao jogador a possibilidade de experienciar mundos de grandes dimensões, sejam eles puramente imaginários, ou réplicas de ambientes reais. As exigências da produção destes mundos fazem com que os métodos de criação manuais não sejam suficientes, e haja recurso a ferramentas de geração procedimental de conteúdos. No que diz respeito aos mapas, estes procedimentos assemelham-se aos processos de modelação geográfica utilizados nos Sistemas de Informação Geográfica, mas são raros os casos em que há a utilização conjunta das tecnologias. Este trabalho replica métodos de geração procedimental de mapas em videojogos com recurso a software de Sistemas de Informação Geográfica, indentifica as mais-valias desta abordagem e aponta duas alternativas, cujo desenvolvimento pode contribuir para a aproximação das duas áreas.
URI: http://hdl.handle.net/10362/14543
Designação: Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica - TSIG
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

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