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Título: Caraterização do acesso ao Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE : análise do acesso e da utilização da consulta externa e da urgência do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE
Autor: Sousa, Rafaela Rosa de
Orientador: Escoval, Ana
Santos, Ana Isabel
Palavras-chave: Cuidados Hospitalares
Acesso
Áreas de Influência
Consulta Externa
Urgência
Hospital Care
Access
Areas of Influences
Outpatient
Emergency
Data de Defesa: 2014
Resumo: RESUMO - Introdução: As alterações verificadas no dimensionamento e na redistribuição da rede de prestação de cuidados hospitalares, nomeadamente no que confere à reorganização das áreas de influência, e, cumulativamente, à abertura do Hospital Beatriz Ângelo, tornam evidente a necessidade de se analisar o acesso e a utilização da consulta externa e da urgência, antes e depois destas alterações. Objetivo: Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar o acesso e a utilização da consulta externa e da urgência do Centro Hospitalar Lisboa Norte e verificar a evolução desse mesmo acesso, no período de 2010 a 2013. Material e Métodos: Estudo descritivo que visa determinar a frequência e a distribuição dos episódios de Consulta Externa e de Urgência do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Foram considerados todos os episódios de consulta externa (3785579 episódios) e de urgência (1140052 episódios) ocorridos entre 1 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2013. Resultados: Entre 2010 e 2013, verificou-se o aumento de +2,3% no número de primeiras consultas e de +5%, em consultas subsequentes. As especialidades médicas com maior afluência são Oftalmologia, Dermatologia I, Pediatria e Otorrinolaringologia I. Observou-se, no total de consultas, qual a percentagem que, em cada ano, obteve um tempo de espera inferior a 1 mês, entre a marcação e a realização da consulta: 56,7%, em 2010; 54,3%, em 2011; 55% em 2012; 56,2%, em 2013. Verificou-se o decréscimo do número de atendimentos de urgência, no período em análise, de -38,9%. Cerca de 90% dos atendimentos de urgência respeitam a utentes que acorrem diretamente à urgência sem virem referenciados de outras unidades de saúde. Os meses de janeiro e fevereiro são aqueles que registam maior afluência, 9,9% e 8,8%, respetivamente. O período de maior afluência regista-se entre as 9 e as 11 horas, representando 20,7% dos episódios, em 2010, 21,2%, em 2011, 21% e 20,5%, em 2012 e 2013, respetivamente. Conclusão: Face à alteração da área de influência do Centro Hospitalar Lisboa Norte, torna-se necessária a adaptação da capacidade instalada para haja um sobredimensionamento face à procura, bem como a adequação de recursos internos, financeiros, humanos e tecnológicos.
ABSTRACT - Introduction: The changes in the design and in the redistribution of hospital care network, in particular related with the reorganization of the areas of influence and cumulatively, the opening of the Beatriz Ângelo Hospital, underline the need to analyze the access and the use of outpatient and emergency, before and after these modifications. Objective: This research aims to analyze access and use of outpatient and emergency of the North Lisbon Hospital Center, and verify the evolution of that access, between 2010 and 2013. Material and Methods: This descriptive study aims to determine the frequency and the distribution of episodes of the Outpatient and the Emergency of the North Lisbon Hospital Center. All outpatient episodes (3785579 episodes) and emergency (1140052 episodes) which occurred between January 1st 2010 and December 31st 2013 were analyzed. Results: Between 2010 and 2013, there was an increase of +2,3% in the number of the first medical consultations and of +5% in subsequent medical consultations. The medical specialties with more medical consultations are Ophthalmology, Dermatology I, Pediatrics and Otorhinolaryngology I. In the total of consultations, the percentage that, in each year, had a wait time less than 1 month, between the scheduling and the actual appointment, was: 56,7% in 2010; 54,3% in 2011; 55 % in 2012; 56,2% in 2013. There was a decrease in the number of emergency episodes, in the period under review, of -38.9%. About 90% of emergency episodes are of patients who come to the emergency with no reference or requisition from other health care services. The months of January and February are those which have a higher turnout, 9,9% and 8,8%, respectively. The busiest period is between 9 and 11 p.m., representing 20,7% of emergency episodes in 2010, 21,2% in 2011, 21% and 20,5% in 2012 and 2013, respectively. Conclusion: Given the change in the area of influence of the North Lisbon Hospital Center, the adaption of the capacity to ensure the oversizing in relation to demand becomes necessary, as well as to adequate the internal, the financial, the human and the technological resources.
URI: http://hdl.handle.net/10362/14503
Designação: Curso de Mestrado em Gestão da Saúde
Aparece nas colecções:ENSP: GOSS - Dissertações de Mestrado

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