Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/14312
Título: O contributo da educação filosófica na construção de uma cultura democrática
Autor: Vinagre, João Ricardo Alves
Palavras-chave: Educação filosófica
Responsabilidade
Liberdade
Igualdade
Cidadania
Democracia
Ética
Valores
Crítica
Autonomia
Sociedade
Diálogo
Philosophical education
Responsibility
Freedom
Equality
Citizenship
Democracy
Ethics
Values
Autonomy
Society
Dialogue
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: O presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar com rigor os momentos mais significativos da experiência lectiva como professor estagiário na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano escolar de 2013/2014. Na segunda parte deste documento, de índole mais reflexiva do que descritiva, explorar-se-á o contributo da educação filosófica para o cumprimento de um novo imperativo educativo que o ‘aprender a viver juntos’ exige. Nesse sentido, procurar-se-á demonstrar de que modo o ensino da Filosofia no ensino secundário pode ser vinculativo de princípios fundamentais de cidadania e, como tal, potenciar a construção de uma sociedade assente em competências e valores democráticos.
URI: http://hdl.handle.net/10362/14312
Designação: Relatório de Estágio (Prática de Ensino Supervisionada) apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório De Estágio_ João Vinagre.pdf7,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.