Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/14178
Título: O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
Autor: Teixeira, Carla
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo
Género de texto
Agir
Socio-Discursive Interacionism
Text genre
Human action
Data: Jul-2014
Editora: Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Eutomia, Recife, 13 (1): 697-717, Jul. 2014
Resumo: Este trabalho, realizado no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo, combina uma reflexão sobre a noção de género textual com a observação do agir do aluno, em particular, em momentos de escrita do texto expositivo-argumentativo, de correção do trabalho do colega e através de um questionário. É de admitir que uma metodologia descendente, assente num princípio retórico-hermenêutico, defendido por autores como Rastier e Bronkcart, deva estar subjacente ao ensino do género, articulando, o texto, como ponto de partida da aprendizagem, com o ensino da língua.
This work, carried out under the Socio-Discursive Interacionism, combines a reflection on the notion of textual genre with the observation of the student’s actions, particularly when writing an expository-argumentative text, correction of a colleague’s work and through a questionnaire. It is admitted that a top-down methodology, based on a rhetoricalhermeneutical principle, advocated by authors such as Rastier and Bronckart, should underpin the teaching of genre, articulating the text, as a starting point of learning, with language teaching.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/14178
ISSN: 1982-6850
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Teixeira.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.