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http://hdl.handle.net/10362/13091Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cabral, Arlinda Manuela dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2014-09-03T15:22:29Z | - |
| dc.date.available | 2014-09-03T15:22:29Z | - |
| dc.date.issued | 2014-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/13091 | - |
| dc.description | Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Sociologia, ramo de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação | por |
| dc.description.abstract | A aposta na obtenção do diploma do ensino superior constitui, em Portugal, um recurso para a concretização das aspirações a trajetórias profissionais de sucesso. A posse de um diploma do ensino superior tem-se traduzido em posições profissionais mais vantajosas no mercado de trabalho, comparativamente aos que não detêm o diploma. No período em que era possível vivenciar, no plano das aspirações e das concretizações, o desiderato da ascensão social através da aposta na formação superior, encontrávamos poucos discursos que enfatizavam as “barreiras invisíveis” que se poderiam colocar em prol da posse dos capitais (económico, cultural e simbólico), como da classe social, do género, ou mesmo da área de formação, nas trajetórias profissionais dos diplomados do ensino superior em Portugal. Os discursos sobre a importância da qualificação de quadros, num país onde o número de diplomados fica aquém da média europeia, pareciam apontar para a existência de “um lugar para todos” quantos se formassem no ensino superior. No entanto, as trajetórias profissionais ocorrem num contexto social e cultural específico, pautado por representações sociais dos papéis que os homens e mulheres devem desempenhar na sociedade. Em Portugal, persiste um modelo conservador quanto aos papéis de género, apesar da forte presença feminina no mercado do trabalho, a tempo inteiro. Esta relação diferenciada com o trabalho, em parte associado à disponibilidade temporária para investir nesta esfera da vida social, tem-se traduzido em diferentes posicionamentos no mercado de trabalho, sendo os homens associados a trajetórias mais capitalizadas, melhor remuneradas e mais seguras. Os salários mais elevados, o acesso cargos de topo e os vínculos contratuais mais seguros estão mais presentes entre os homens. Mas para homens e mulheres o trabalho é também uma fonte de realização pessoal, de sociabilidades e de afirmação da sua utilidade social. Com o presente texto pretendemos contribuir para o aprofundamento da área dos “estudos de género” no quadro dos processos de inserção profissional dos diplomados do ensino superior, através da exploração das semelhanças e diferenças de género na condição objetiva (posições alcançadas no mercado de trabalho e avaliação da condição objetiva perante o trabalho) e na relação subjetiva com o trabalho (centralidade absoluta e relativa do trabalho e valores do trabalho que os diplomados pretendem concretizar). | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
| dc.relation | A presente tese foi desenvolvida no âmbito do projecto de investigação “Percursos de inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho” (PTDC/CS-SOC/104744/2008), financiado com base em fundos nacionais pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Diplomados do ensino superior | por |
| dc.subject | Género | por |
| dc.subject | Trajetória profissional | por |
| dc.subject | Centralidade do trabalho | por |
| dc.title | A inserção profissional dos diplomados do ensino superior: conciliação e conflito na relação entre o trabalho e outras esferas da vida social | por |
| dc.type | doctoralThesis | por |
| dc.identifier.tid | 101460619 | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Teses de Doutoramento | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE_ArlindaCabral_compilado_vs26_2014.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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