Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/13025
Título: Relatório de estágio
Autor: Botelho, Maria do Carmo Simões
Orientador: Rocha, Helena
Reis, Paula
Palavras-chave: Ensino da matemática
Avaliação das aprendizagens
Resolução de problemas
Raciocínio matemático
Comunicação matemática
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O presente trabalho surge no âmbito de um estágio pedagógico feito numa turma do 10.º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2013/2014. A primeira parte do trabalho reflete a prática pedagógica supervisionada, onde são enumeradas e descritas as diversas atividades desenvolvidas pela estagiária, nas quais participou ativamente. É também feita uma breve caracterização da escola, do seu sistema didático e projeto educativo, do plano de atividades do grupo de matemática e ainda a sua oferta educativa. Posteriormente é efetuada uma caracterização da turma e de algumas ações promovidas e dinamizadas pelo núcleo de estágio. O estágio teve como objetivo desenvolver na estagiária competências para uma futura prática pedagógica. Na segunda parte deste documento é apresentado o trabalho de investigação, cujo objeto de estudo consistiu em identificar o papel da resolução de problemas, da comunicação e raciocínio matemático, no processo de avaliação das aprendizagens, em cinco alunos de uma turma do 10.º ano, que a estagiária acompanhou. Relativamente ao quadro teórico, este pretende definir os conceitos necessários face ao tema proposto, onde a investigadora através da resolução de problemas, do raciocínio e da comunicação matemática, conseguiu compreender e refletir sobre o processo de avaliação das aprendizagens. A metodologia escolhida para a abordagem desta problemática é uma metodologia de natureza qualitativa, tendo assim optado pelo método estudo de caso, em que foram aplicadas as técnicas de entrevista semiestruturada e tarefas aos alunos participantes. O resultado obtido através da aplicação destas técnicas, permite averiguar o processo individual do ensino-aprendizagem de cada um destes cinco alunos, esperando que os dados obtidos possam de alguma forma contribuir para o conhecimento do ensino da matemática.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/13025
Aparece nas colecções:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Botelho_2014.pdf11,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.