Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/13016
Título: Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos
Autor: Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da
Orientador: Teodoro, Vítor
Almeida, Elsa
Palavras-chave: Ciências Físico-Químicas
Física e Química
Graficacia
Conceções alternativas
Conceções erróneas
Gráficos
Data de Defesa: 2013
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este relatório descreve a minha atividade como professora estagiária na Escola Padre António Macedo da disciplina de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7.º ano de escolaridade e da disciplina de Física e Química A de uma turma do 11.º ano de escolaridade no ano letivo 2012/2013. Por ter desenvolvido, paralelamente, atividade como professora numa escola profissional, inclui-se no relatório uma breve descrição das atividades desenvolvidas na Escola Tecnológica do Litoral Alentejano. Para além do relato das atividades desenvolvidas, incluindo a sua componente letiva e não letiva, o presente relatório descreve o estudo de investigação educacional realizado, cujo objetivo foi identificar a frequência de conceções alternativas dos alunos ao longo da escolaridade do 7.º ano ao 11.º ano, tendo como participantes alunos da Escola Secundária Padre António Macedo. A análise de resultados permitiu constatar, para a população considerada, que há permanência de algumas conceções alternativas ao longo da escolaridade, assumindo essa permanência especial relevância quanto à conceção alternativa que resulta da interpretação do gráfico como uma figura, e à conceção alternativa que resulta da não compreensão do significado de variação de uma grandeza. Finalmente, apresenta-se uma reflexão sobre a atividade desenvolvida no âmbito do estágio e o papel do professor de Física e Química implicado em ultrapassar as conceções alternativas dos alunos, em particular, no que se refere à interpretação de gráficos.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química
URI: http://hdl.handle.net/10362/13016
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva_2013.pdf134,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.