Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/13015
Título: Relatório de estágio
Autor: Marques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida
Orientador: Rocha, Helena
Lopes, Maria do Rosário
Palavras-chave: Estágio pedagógico
Conexões matemáticas
Derivadas
Geometria
Problemas
Dificuldades
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A presente dissertação está dividida em duas partes: a primeira referente ao relatório de estágio a segunda ao trabalho de investigação na prática pedagógica. O relatório de estágio encontra-se dividido em cinco secções: Introdução, Agrupamento de Escolas António Gedeão, A escola de estágio, Prática Pedagógica e Reflexão Crítica. Nesta parte caracterizou-se fisicamente o Agrupamento de escolas António Gedeão e os alunos,caracterizou-se o local e a turma de estágio, resumiu-se o trabalho desenvolvido pelo estagiário na escola de estágio e, por fim, foi feito uma reflexão crítica do trabalho. O trabalho de investigação na prática pedagógica, a segunda parte deste trabalho, encontra-se dividido em 5 secções: Introdução, Revisão de literatura, Metodologia, Análise de dados e Conclusão. Com este projeto pretendeu-se perceber como é que os alunos fazem conexões matemáticas. Com esse intuito analisou-se como é que quatro alunos, de uma turma do 12.º ano, resolviam dois problemas envolvendo conexões entre os temas da geometria e das derivadas. Analisou-se o método de resolução do problema, em que fase é que surgem as conexões na resolução dos problemas e as principais dificuldades sentidas pelos alunos. Com este estudo, concluiu-se que os alunos que têm o conceito de derivada interiorizado conseguem fazer, com algum auxílio, a conexão dentro deste tema, porém todos os alunos sentiram dificuldades em fazer a conexão entre diversos temas. Todos os alunos resolvem os problemas passando por duas fases, a compreensão do problema e a elaboração e execução do plano de resolução do problema, sendo que as conexões surgiram sempre nesta segunda fase.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/13015
Aparece nas colecções:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marques_2014.pdf25,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.