Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12479
Título: Aplicação da realidade aumentada à educação e treino na Engenharia Civil, Arquitectura e construção
Autor: Martins, Rui Amaro
Orientador: Cachadinha, Nuno
Palavras-chave: Realidade aumentada
Pesquisa quantitativa positivista
Arquitectura, engenharia, construção
National Aeronautics and Space Administration
Task Load Index
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Sabendo que existe desconhecimento sobre a aplicação da Realidade Aumentada (RA) à educação no sector da Arquitectura, Engenharia, Construção (AEC), a presente dissertação visa responder à seguinte questão central de investigação: quais os benefícios, limitações e requisitos da implementação da RA na educação dos profissionais da construção? A presente dissertação tem pois como objectivo intermédio propor e avaliar experimen-talmente bases para um novo sistema de ensino, no qual parte da interacção professor aluno é feita através da tecnologia de RA. Para tal, foi necessário modelar imagens de RA, com vista a poder apresentar a matéria em estudo e conseguir avaliar as diferenças cognitivas entre aprender temas de engenharia civil, arquitectura e construção pelos métodos tradicionais e através da RA. Com o intuito de obter os dados da forma mais coerente e consistente possível, a presente dissertação tomou como método de investigação um estudo confirmatório através de uma estraté-gia de Pesquisa Quantitativa Positivista (PQP) com uma técnica de abordagem baseada numa simulação experimental, na qual se avaliaram os resultados das diferenças cognitivas através dos métodos indirecto objectivo, indirecto subjectivo. Para a análise de dados recorreu-se ao método misto, em que para a análise de dados quantitativos se optou por uma abordagem com base na estatística inferencial. Os resultados obtidos confirmaram que a RA como elemento de apoio à educação é uma ferramenta pedagógica viavel, visto que os resultados do teste relativos a todos os estratos da amostra referente ao grupo experimental são substancialmente mais elevados em comparação com os alunos aos quais foi leccionada a matéria pelos métodos tradicionais; os resultados do NASA-TLX mostraram que o grupo experimental realizou um esforço cognitivo menor na realização do teste em comparação com o outro grupo; por fim os resultados qualitativos demonstraram que o grupo experimental exibiu um elevado interesse por esta tecnologia, exprimindo a sua vontade para que esta fosse implementada no ensino.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção
URI: http://hdl.handle.net/10362/12479
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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