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http://hdl.handle.net/10362/10646| Title: | Fundação Calouste Gulbenkian: estratégias de apoio e internacionalização da arte portuguesa 1957-1969 |
| Author: | Oliveira, Leonor da Conceição Silva Ribeiro e Alves de |
| Keywords: | Fundação Calouste Gulbenkian Exposições de Artes Plásticas Bolseiros Anos 50 Secretariado Nacional da Informação Sociedade Nacional de Belas-Artes British Council |
| Defense Date: | Oct-2013 |
| Publisher: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
| Abstract: | O papel da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na promoção da arte portuguesa há muito que foi reconhecido. No entanto, sua atividade no campo específico das artes plásticas não tinha sido ainda alvo de um estudo aprofundado. Esta tese visa determinar o impacto da ação da FCG no panorama artístico português, desde a segunda metade da década de 50 até 1969, tendo em conta não só o panorama artístico, mas também a conjuntura política da época. Entre as principais iniciativas levadas a cabo pela Fundação, através do seu Serviço de Belas-Artes (SBA), destaca-se a organização de exposições de arte portuguesa contemporânea, especialmente as duas primeiras edições da Exposição de Artes Plásticas (1957 e 1961), que sintetizaram o programa de intenções da FCG no campo artístico e integraram outras ações de apoio aos artistas portugueses, como a aquisição de obras de arte. A atribuição bolsas de estudo no estrangeiro e os subsídios concedidos à organização de exposições promovidas pelos seus bolseiros, constituíram outras ações de referência que são também examinadas neste estudo. Contextualiza-se ainda a atividade da FCG no panorama artístico português do período, relacionando-a com outras instituições que atuavam também no domínio artístico, o Secretariado Nacional de Informação e a Sociedade Nacional de Artes Plásticas. Compara-se, finalmente, a atividade desenvolvida pela FCG em Portugal com as iniciativas desencadeadas pela sua Delegação de Londres com o objetivo de promover as artes britânicas. Esta tese procura ainda evidenciar o contributo da FCG para o desenvolvimento de uma nova conceção expositiva que começara a integrar as principais tendências do design internacional. Propõe-se, assim, o reequacionamento do panorama artístico da época, mostrando que a FCG não só promoveu a produção artística em Portugal, mas também beneficiou de condições favoráveis que contribuíram para o sucesso das suas iniciativas. |
| Description: | Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História de Arte |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/10646 |
| Appears in Collections: | FCSH: DHA - Teses de Doutoramento |
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