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Título: Educação para os Media: Estudo de Caso das Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos do Concelho da Moita
Autor: Teixeira, Emília Lussaty Rodrigues da Piedade
Palavras-chave: Educação para os Media
Formação de Cidadãos/Professores
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Condições e Possibilidades da Educação
Media nas escolas portuguesas
Data de Defesa: Mar-2013
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade por influência do enorme fluxo informacional, associada ao aparecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, configuram uma nova forma de sociedade, onde a aprendizagem, a informação e o conhecimento ocupam um lugar de relevância. A Literacia Mediática constitui-se como a competência a ser adquirida pelos cidadãos para que possam atuar conscientemente na Sociedade de Informação. Neste sentido, ao longo destes últimos anos, assiste-se a uma preocupação na inclusão da Educação para os Media nos curricula. Organizações internacionais com intervenção nesta área, como a UNESCO e a União Europeia, salientam a formação de professores e educadores como uma estratégia para o sucesso e consolidação desta área. Recentemente, a Educação para os Media foi oficialmente estabelecida como orientação curricular pelo Ministério da Educação e Ciência português, sendo entendida como centro de aquisição de competências de Literacia Mediática. Entretanto, em Portugal, ainda não foram criadas as condições necessárias para que a escola possa desenvolver a Literacia Mediática com eficácia. As instituições de ensino superior, públicas e privadas, e os centros de formação contínua que promovem esta formação são ainda muito restritas, existindo assim uma falta de oferta formativa. Com base nesta realidade, este estudo analisa as condições e possibilidades atuais da implementação da Educação para os Media na escola, através de um estudo de caso das Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos do Concelho da Moita. Na vertente teórica desta investigação, abordou-se a relação entre Educação para os Media e a formação inicial e contínua de professores, salientando a importância desta relação face à necessidade da escola proporcionar e mobilizar novas competências. Na vertente empírica, este estudo de natureza quantitativa, procurou perceber a importância da Educação para os Media no contexto escolar, em benefício da aprendizagem do aluno e na sua valorização por parte dos professores. A técnica de recolha de dados utilizada foi o questionário, direcionado a professores de 2º ciclo das escolas do Concelho da Moita. Os resultados evidenciaram que, apesar de todos os apetrechamentos tecnológicos nas escolas, a falta oferta formativa e a falta de orientações nesta área, não possibilita ainda a implementação da Educação para os Media nas escolas e o consequente contributo para o aumento do nível de Literacia Mediática dos alunos.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/10567
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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