
   

  978  

A Agência Radio e a Lusitânia:   

Contributos para o estudo das agências noticiosas em Portugal  

 

 

José das Candeias Sales 

Universidade Aberta, 

Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL) 

jose.sales@uab.pt 

Susana Mota 

CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, 

Universidade dos Açores 

susana-mota@hotmail.com 

 

  

Resumo: 

Partindo de uma investigação em Recepção da Antiguidade, demonstramos o caminho percorrido para 

caracterizar a realidade obscura das agências de notícias a actuar em Portugal nos anos da década de 20 do 

século XX, com especial enfoque para duas agências cuja presença ofuscava, claramente, a suposta 

exclusividade da Havas: a Agência Rádio e a Lusitânia.   

Palavras-chave: Imprensa portuguesa (1922-1939), Agências de notícias, Agência Radio, Lusitânia  

 

Abstract: 

Starting from an investigation in Reception of the Antiquity, we demonstrate the path taken to characterize the 

obscure reality of news agencies operating in Portugal in the 1920s of the 20th century, with a special focus on 

two agencies whose presence clearly overshadowed the alleged exclusivity of Havas: the Agência Radio and 

Lusitânia.  

Keywords: Portuguese Press (1922-1939), News agencies, Agency Radio, Lusitânia  

  

 

Há cerca de um ano a esta parte iniciámos um projecto de investigação no âmbito dos 

Estudos da Recepção, no caso concreto da Recepção da Antiguidade, centrado nos relatos 

sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon778 na imprensa portuguesa (jornais e 

revistas). Definimos como balizas cronológicas para a nossa pesquisa os anos de 1922 e de 

                                                 

778 Tutankhamon foi o 12º faraó da XVIII Dinastia do Império Novo que governou o Egipto durante cerca de 

10 anos (1333-1323 a.C.), tendo subido ao trono ainda criança (talvez com 8 anos) e morrido ainda antes de 

chegar aos 20 anos. Ficou conhecido essencialmente pela excepcional descoberta do seu túmulo (KV 62), no 

Vale dos Reis, com os selos intactos, cerca de 3000 anos depois da sua morte.  



   

  979  

1939. A primeira data, o momento terminus ante quem, decorre, obviamente, do momento 

específico da descoberta e início da escavação do túmulo de Tutankhamon (objectivamente 

a partir de 4 de Novembro) e da consequente disseminação da informação. A segunda data, 

terminus ad quem, assinala, simultaneamente, o ano da morte de Howard Carter779 e da 

descoberta de outros túmulos intactos – em Tânis, no Delta Oriental – pelo arqueólogo 

francês Pierre Montet.   

Da pesquisa efectuada presencialmente na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e em 

jornais disponíveis online nos websites da Hemeroteca Municipal de Lisboa, da Fundação 

Mário Soares ou da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) resultou a 

detecção de 216 documentos distintos (notícias, artigo de opinião, artigos de curiosidades, 

artigos de cariz “científico”, reprodução de texto sem trabalho jornalístico, reportagem 

copiada/baseada em publicações estrangeiras), sendo que 138 deles (64%) são notícias 

telegráficas.  

Nos 17 anos entre 1922 e 1939 sobressaem os anos de 1923 e 1924 pelo número de notícias 

publicadas sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon, sendo que cerca de 90% são 

notícias de agência.   

Foi, portanto, no âmbito deste projecto que surgiu a necessidade de conhecer, de forma 

aprofundada, a realidade da imprensa portuguesa da época e principalmente as agências de 

notícias, ou agências telegráficas como também eram chamadas, com as quais os jornais 

portugueses trabalhavam no período estabelecido.  

O recurso à bibliografia existente sobre o assunto confrontou-nos com uma realidade 

bastante simples: a agência estrangeira com a qual os jornais portugueses trabalhavam era 

a agência Havas, a quem calhou, depois do acordo com as outras agências mundiais780 – 

Reuter, Associated Press e Wolff –, o domínio sobre o território português.   

Os primeiros despachos informativos da Havas chegaram a Portugal, ao jornal Diário de 

Notícias, em 1866, mais concretamente a 10 de Março de 1866. Em Portugal, a Havas 

                                                 

779 Howard Carter (1874-1939), arqueólogo britânico a quem se deve a descoberta do túmulo de Tutankhamon, 

em 1922. Em 1899, foi o primeiro inspector-chefe do Serviço das Antiguidades Egípcias, cargo que já não 

exercia quando, em 1907, foi contratado por George Edward, o 5º Conde de Carnarvon, vulgarmente 

conhecido como Lord Carnarvon, para supervisionar as escavações que ele financiava no Egipto. Foi 

justamente ao seu serviço que, a 4 de novembro de 1922, encontrou os 15 degraus que levariam à descoberta 

do túmulo do jovem faraó egípcio.  

780 A primeira versão deste acordo foi assinada em 1859 (Unesco, 1953: 18-19).  



   

  980  

estava sediada na Casa Havaneza, no Chiado, em Lisboa, naquela que é actualmente a mais 

antiga tabacaria de Lisboa. A Casa Havaneza era, à época, um ponto de encontro 

obrigatório dos lisboetas. Boléo (2004: 73) diz: “A Casa Havaneza foi um dos pilares da 

vida social de Lisboa.”  

À sucursal de Lisboa da Havas chegavam os telegramas que eram enviados posteriormente 

para os jornais, mas que eram também afixados para poderem ser lidos pelos interessados. 

Na obra O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiróz (1879, 609-610) descreve com minúcia 

esta situação:   

“Nos fins de Maio de 1871 havia grande alvoroço na Casa Havanesa, ao Chiado, em Lisboa. Pessoas 

esbaforidas chegavam, rompiam, pelos grupos que atulhavam a porta, e alçando-se em bicos de pés 

esticavam o pescoço, por entre a massa dos chapéus, para a grade do balcão, onde numa tabuleta 

suspensa se colavam os telegramas da ‘Agência Havas’; sujeitos de faces espantadas saiam 

consternados, exclamando logo para algum amigo mais pacato que os esperara fora: - Tudo perdido!  

Tudo a arder! […]  

Com efeito, a cada hora, chegavam telegramas anunciando os episódios sucessivos da insurreição 

batalhando nas ruas de Paris: telegramas despedidos de Versalhes num terror dizendo os palácios 

que ardiam. As ruas que se aluíam; […] O Chiado lamentava com indignação aquela ruina de Paris. 

[…]”  

Este papel da Havas como fornecedora de notícias, primeiro ao Diário de Notícias e depois 

aos restantes jornais, é assumido em exclusividade, isto é, a Havas seria a única agência a 

actuar em Portugal.  

Na obra Agências de Notícias de Portugal, de Batista (2007: 47), podemos ler:  

 “Foi neste contexto que nasceu o Diário de Notícias (DN) em 1864. Dois anos depois, o DN tornou-

se o primeiro jornal português a publicar despachos de uma agência noticiosa, mais precisamente, 

a 10 de Março, ao iniciar a publicação das participações telegráficas da agência Havas, aproveitando 

o facto de esta ter ficado com o exclusivo da distribuição do noticiário em Portugal, depois do 

acordo de 1859.  

Durante muitos anos, este foi o único sinal da presença das agências estrangeiras em Portugal, até 

porque, entretanto, o país conheceu novas revoluções e, em 28 de Maio de 1926, um novo golpe 

militar que provocou o fim da Primeira República, estabeleceu a ditadura e reinstalou a censura.”  

Afirma-se claramente não só a ideia da exclusividade da Havas, como o facto de esta 

exclusividade ser assumida por um período de mais de 60 anos, durante os quais nada de 

diferente teria ocorrido781. Miranda (2014: 39), no entanto, abre um pouco mais o espectro 

de actuação das agências estrangeiras em Portugal:  

“O acordo firmado em 1859 entre a Reuter, a Wolff e a Havas garantiu a esta última a exploração 

ativa nesta região. A situação de privilégio garantida à agência Havas não significou, no entanto, 

em termos práticos, uma exclusividade de acção. […]  

Nas páginas do Diário de Notícias encontrámos referências não apenas à Agência Havas, mas a 

outras agências de informação, o que significa que a agência francesa não detinha, pelo menos 

diretamente, o monopólio do mercado informativo. A Fabra, a Agência Telegráfica Sub Marina, a 

Reuter, a Agência Peninsular, a Agência Americana Telegráfica, a Agência Bullier também 

                                                 

781 Silva (2002: 3) mantém esta mesma lógica de análise e destaca o vazio entre a chegada da Havas a Portugal 

e o Golpe Militar de 28 de Maio de 1926.  



   

  981  

mantiveram relações, de forma mais ou menos continuada, com a organização do jornal, surgindo 

identificadas como fonte de muitas notícias, relativas sobretudo a assuntos externos.”   

A mesma autora aponta também que a posição privilegiada da Havas se manteve até 1930, 

quando o mercado foi oficialmente aberto à Reuter, à United Press e à Associated Press 

(Miranda, 2014: 40).  

 A questão das agências a operar em Portugal parece, então, ficar relativamente definida: a 

Havas dominava, teoricamente com o exclusivo, e algumas outras agências poderiam 

igualmente surgir, pelo menos no Diário de Notícias782. No entanto, quando confrontámos 

estas ideias com os dados reunidos no âmbito do nosso projecto de base, as informações 

não se conjugam e algumas questões se levantam de imediato.   

Nas 138 notícias do nosso corpus que são atribuídas as agências noticiosas, podemos 

identificar e contabilizar várias agências a funcionar em Portugal:  

  

    

  Identificação da origem da 

notícia783  

 

Total por 

ano  

Radio 

(R.)  

Lusitânia 

(L.)  

Havas 

(H.)  
DNB  Reuter  

Não 

Identificada  Especial784  "Século"6  

 

1922  1  -  -  -  -  -  -  -  1  

1923  40  -  5  -  -  11  1  3  60  

1924  18  33  3  -  -  7  -  4  65  

1925  2  1  -  -  -  1  -  -  4  

1939  -  -  4  3  1  -  -  -  8  

 Total 

por 

agência  

61  34  12  3  1  19  1  7  138   

Tabela 1: Identificação e contabilização das agências telegráficas no corpus de notícias sobre a descoberta do 

túmulo de Tutankhamon nos jornais portugueses  

                                                 

782 Miranda (2005: 142-3) apresenta uma tabela onde sistematiza as agências presentes no Diário de Notícias 

entre 1866 e 1889.  

783 A contabilização das agências apresentada nesta Tabela é feita com base na informação que era colocada 

no final da notícia, que tanto podia aparecer por extenso, isto é, escrevendo o nome da agência, como usando 

apenas a primeira letra. De notar que nem sempre esta informação é colocada. Alguns jornais, como, por 

exemplo, O Comércio do Porto, raramente o fazem. Neste caso, na Tabela 1, estas notícias são contabilizadas 

em “Não identificada”.  

784 Teoricamente, o ‘Especial’ seria usado nos telegramas que eram enviados, em especial, para determinado 

cliente (Crato, 1992: 99). No caso de O Século, um grande número de textos aparece como sendo do próprio 

jornal com a indicação “(Século)”. Na verdade, considerando exemplos reunidos no nosso corpus, percebemos 

que tanto no caso das notícias identificadas com “(Século)” como com o “(Especial)”, se compararmos estas 

notícias com outras publicadas noutros jornais a diferença é pouca, se é que chega a existir.  



   

  982  

  

Para complementar estes dados e alargar o âmbito da análise, realizámos também um 

levantamento comparativo entre dois jornais: o Diário de Lisboa785 e A Capital786, uma vez 

que ambos cobrem o período em análise e estão disponíveis online, o que facilita o tipo de 

consulta necessária e pretendida. As datas consideradas têm em conta o início da publicação 

do Diário de Lisboa e o fim da publicação regular de A Capital. A contabilização das 

notícias cuja agência aparece identificada foi, por opção nossa, feita nos dois jornais em 

dois meses de cada ano: Abril e Agosto de 1921 e Janeiro e Agosto nos anos seguintes. 

Apresentamos seguidamente uma tabela com os dados reunidos.  

   

  

Havas 

(H.)  

Radio (R.)  Lusitânia 

(L.)  

Latino-Americana 

(L.A.)  

Americana  

(A.)  

United Press 

(U.P.)  

1921  
Abril  111  184  ---  ---  77  ---  

Agosto  149  135  ---  ---  55  143  

1922  
Janeiro  60  161  ---  81  2  63  

Agosto  77  ---  ---  247  7  ---  

1923  
Janeiro  112  151  ---  ---  ---  ---  

Agosto  51  190  40  ---  1  ---  

1924  
Janeiro  12  107  83  ---  2  ---  

Agosto  37  140  249  ---  17  ---  

1925  
Janeiro  58  144  189  ---  1  ---  

Agosto  257  ---  179  ---  22  ---  

1926  
Janeiro  180  ---  161  ---  18  ---  

Agosto  194  ---  47  ---  50  ---  

 TOTAL  1298  1212  948  328  252  206  

Tabela 2: Contabilização das agências presentes no Diário de Lisboa e n’A Capital  

  

                                                 

785 O Diário de Lisboa foi um jornal lisboeta, vespertino, publicado regularmente entre 7 de Abril de 1921 e 

Novembro de 1990. Originariamente republicano foi um jornal de referência que esteve presente durante um 

longo período da história do país (Lemos, 2006: 256 – 260). Este jornal está actual disponível online no site 

da Fundação Mário Soares / Casa Comum: http://casacomum.org/cc/diario_de_lisboa/.  

786 A Capital – Diário Republicano da Noite, foi um jornal lisboeta, vespertino, publicado regularmente entre 

1 de Março 1910 e 27 de Agosto de 1926. A partir desta data, a publicação é esporádica apenas para 

preservação de título. Era um jornal, tal como o título indica, republicano, com uma postura assumidamente 

doutrinária (Lemos, 2006: 158-9). Este jornal está actualmente disponível online no site da Hemeroteca 

Digital: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ACapital/ACapital.HTM   



   

  983  

No que respeita às notícias sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon (Tabela 1), a 

simples observação da tabela permite perceber que a agência com mais notícias é a Agência 

Radio (61), a segunda é a Lusitânia (34), aparecendo a Havas – a que supostamente detinha 

a exclusividade − apenas em terceiro lugar com 12 notícias (apenas 8 dos anos 20).    

Já na tabela 2, a Havas tem o maior número de notícias, e é também a única presente em 

todos os meses estudados. Porém, não só é facilmente perceptível a existência de várias 

outras agências como também que, em muitos períodos, o número de notícias veiculados 

por essas agências é superior ao da Havas. A Radio e a Lusitânia, uma vez mais, têm uma 

posição de grande destaque.   

Pelos dois conjuntos de dados apresentados (Tabelas 1 e 2), entendemos claramente que 

não só a Havas não detinha o exclusivo da informação em Portugal como enfrentava uma 

forte concorrência que em muitas ocasiões lhe roubava a primazia.  

Vejamos, assim, com maior detalhe as características e o papel dessas outras agências, com 

destaque especial para a Radio e a Lusitânia, sem deixar de registar algumas notas sobre as 

outras agências presentes na tabela 2: a United Press (UP), a Americana (A) e a Latino-

Americana (L.A. ou Lat. Am.).  

A United Press foi a agência que mais notícias forneceu ao Diário de Lisboa em Agosto de 

1921 e a segunda em Janeiro de 1922787. A United Press Associations era uma agência 

americana, fundada, em 1907, por Edouard Wyllis Scripps. Esta nova agência acabou por 

se posicionar como concorrente das que na altura ‘dominavam’ o mundo – Havas-Reuter-

Wolff-Associated Press – e começou a trabalhar com jornais europeus a partir de 1921 

(Unesco, 1953: 58-9).  

A Americana está presente em todos os meses analisados com excepção de Janeiro de 1923. 

Não é uma agência que se destaque pelo número de notícias fornecido, mas sim pela 

presença constante, continuada, nos jornais.   

Foi através de notícias publicadas em jornais brasileiros que ficámos a conhecer a origem 

e âmbito desta agência. No Jornal O Paiz (Rio de Janeiro), numa notícia de 10 de Outubro 

de 1909 (p. 1), podemos ler:   

“AGENCIA AMERICANA  

                                                 

787 Identificamos a presença desta agência do Diário de Lisboa desde Maio de 1921 até Julho de 1922. Só 

volta a aparecer muito mais tarde em 1930.  



   

  984  

Encetamos hoje um novo serviço telegráfico, inaugurado pela Agencia Americana, fundada para 

estreitar e desenvolver as relações de imprensa entre todas as Republicas da America, e tambem 

para pôr em contacto mais intimo os jornaes de todos os Estados do Brazil.  

O serviço da America do Sul, iniciado hoje pela Agencia Americana, é apenas, por ora, o primeiro 

passo para um systema completo de informações politicas, industriaes e comerciaes. É uma 

iniciativa particular destinada, acreditamos, a brilhante successo. (…)”788  

No Jornal A Notícia (também do Rio de Janeiro), num texto de 8/9 de Outubro de 1909 

(p.1), escreveu-se:   

“AGENCIA TELEGRÁFICA  

Varios jornaes de domingo devem iniciar a publicação de um novo serviço telegráfico da Agencia 

Americana fundada aqui com excelentes elementos de actividade e competência.  

Até agora, em geral, a imprensa se preoccupa muito mais com informações telegraphicas do velho 

continente, do que com as da America; e sabemos, ás vezes mais rapidamente o que se passa na 

Russia do que o que occorre no Uruguay.   

É a esta omissão que vem attender a nova agencia. (…)”789 

A Agência Americana era, pois, uma agência brasileira, fundada no Rio de Janeiro, no início 

de Outubro de 190913, tendo por objectivo funcionar como um serviço de informação que 

visava aproximar os países da América 790do Sul. No entanto, o serviço desta agência 

acabou por ultrapassar largamente estas fronteiras, tendo chegado à Europa pelo menos em 

1916. Identificámos referências a esta agência no jornal francês Le Temps a 28 de Janeiro 

de 1916791 e, em Portugal, no jornal A Capital, em Maio do mesmo ano792. Aliás, neste 

jornal, durante muito tempo, antes da década de 20, a Americana é a única a aparecer a par 

da Havas.  

A Latino-Americana é a quarta agência mais representada no levantamento que fizemos, 

sendo até a que apresenta o maior número de notícias em Agosto de 1922. Esta agência 

telegráfica surgiu a partir da primeira empresa portuguesa de publicidade para jornais793, 

com o mesmo nome, fundada por Virgínia Quaresma (Lousada, 2010:3; Seixas, 2004: 138-

                                                 

788 Ver: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_03/21100 [acedido a 13/04/2017].  

789 Ver: http://memoria.bn.br/DocReader/830380/15510 [acedido a 13/04/2017]. 

790 Segundo Seixas (2004: 138) esta agência terá sido fundada em 1908 por Olavo Bilac, Medeiros e 

Albuquerque e De Ambris. Ideia que não coincide com as datas das notícias transcritas.  

791 Ver: http://www.retronews.fr/journal/le-temps/28-janvier-1916/123/643579/1 [acedido a 13/04/2017].  

792 A Americana tinha uma sucursal em Portugal que, pelo menos desde 1919, era dirigida por Virgínia  

Quaresma, figura de grande relevo nesta agência e também na Latino-Americana. Para mais sobre Virgínia 

Quaresma, figura incontornável no universo jornalístico português e também activa defensora dos direitos da 

mulher e do pacifismo, ver a tese de Seixas (2004) e Lousada (2010).   

793 Vide notícias publicadas n’A Capital, a 15 de Setembro de 1918, p.1, a 20 de Novembro de 1918, p.1, e a 

28 de Agosto de 1919, p.2, intitulada O império da publicidade. Uma grande e nova força, onde se pode ler: 

“Em Portugal, onde tudo anda sempre atrasado, adianta-se, todavia, n’este ponto, tendo começado uma 

agência de publicidade a sua tarefa com um êxito surpreendente. É a agencia Latino Americana, (…).” Vide 

também anúncio a esta empresa publicitária no jornal A Capital de 1 de Junho de 1920, p.1.  



   

  985  

151). O jornal O Século, a 4 de Outubro de 1921 (p.2), publica uma notícia com o seguinte 

texto:  

“EMPREZA LATINO-AMERICANA, constituída exclusivamente com capitaes portuguezes 

montará um serviço telegrafico internacional.  

Consta que a Empreza de Publicidade Latino-Americana, constituída exclusivamente com capitaes 

portuguezes, está a montar serviços telegráficos que serão extensivos aos principaes paizes da 

Europa e da America, tendo por norma o levantamento do nome de Portugal no estrangeiro. 

Segundo consta tambem, a ser assim, a nossa ilustre colega sr.ª D. Virgínia Quaresma que faz parte 

da empreza Latino-Americana, desligar-se-ha da Agencia Americana, que como se sabe, é uma 

instituição brazileira, encarregando a sua direção ao sr. dr. João de Barros.”   

Por esta notícia, percebemos que terá sido fundada em Outubro de 1921, com capitais 

portugueses. Era, portanto, uma agência noticiosa internacional exclusivamente portuguesa 

que operava a partir de Portugal. Considerando apenas os exemplos do  

Diário de Lisboa e de A Capital ficamos a saber que ela aparece pela primeira vez n’A 

Capital, a 15 de Outubro de 1921, e a última no fim de Novembro de 1922; no Diário de 

Lisboa, a primeira notícia data de 12 de Janeiro de 1922 e a última de 11 de Novembro de 

1922. Ou seja, o período de actuação da agência Latino-Americana ocorreu entre o final de 

1921 e o final de 1922. Presumimos, assim, que foi uma agência de curta duração794, facto 

a que pode não ter sido alheia a questão colocada numa notícia d’A Capital, a 5 de 

Dezembro de 1921 (p.1):  

“AGENCIA LATINO-AMERICANA  

É justíssimo que o governo lhe conceda as prerrogativas de ordem moral que solicita  

Esta agencia telegráfica de serviço internacional exclusivamente portuguesa, fundada com capitais 

portuguezes, apresentou aos poderes públicos uma representação pedindo certas prerrogativas de 

ordem moral para que melhor possa desempenhar o papel que se impoz de estabelecer uma 

vastíssima rede telegráfica de propaganda do nosso paiz que por vezes tão maltratado tem sido por 

certas agencias estrangeiras.  

A Agencia Latino-Americana propõe-se ligar o paiz com as mais remotas regiões do mundo para 

tornar conhecidas todas as modulações da nossa vida social, impedindo as deturpações que tanto 

nos tem prejudicado no conceito mundial: ligar as colonias com a metrópole com o levantado 

objectivo de intensificar a propaganda dos seus produtos o noticiar os progressos da sua civilização.  

Parte deste programa está já executado e a Agencia Latino-americana tem conquistado um lugar de 

destaque pela sua informação cuidada e minuciosa.  

A exemplo do que em outros países se pratica que quasi todos teem agencias que os servem nos 

seus objectivos de expansão, chegando até a subsidia-las, natural é que o governo atenda os justos 

fundamentos de representação da Agencia Latino-americana, tanto mais que ela só pede auxilio de 

ordem moral.  

Entendemos até que o governo não deve hesitar para que tenha á sua disposição gente portugueza 

dirigindo serviços de informação, que por esse meio possa contrariar os efeitos das notícias 

tendenciosas que tantas vezes de Badajoz, por exemplo, teem sido espalhadas aos quatro ventos, 

desacreditando o paiz.”  

                                                 

794 Seixas (2004: 151) aponta que em 1927 a empresa ainda figurava no Anuário Comercial e que desaparece 

em 1935, sendo que Virgínia Quaresma se fixou no Brasil em 1934. No entanto, enquanto agência de notícias, 

a Latino-Americana deixa de aparecer nos jornais consultados no fim de 1922.   



   

  986  

No conjunto das notícias sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon (Tabela 1), a 

Agência Radio é a responsável por 61 das 138 notícias de agência (44%). Nos dados 

comparativos do Diário de Lisboa e A Capital (Tabela 2), a Radio aparece em segundo 

lugar, a seguir à Havas, no número total de notícias identificadas. Se considerarmos apenas 

o período de coexistência da Radio com as restantes agências listadas, ela assume o primeiro 

lugar: 1212 notícias da Radio para 667 da Havas. A agência foi por nós identificada em 14 

dos jornais publicados no período em causa, sendo que no jornal Novidades num total de 

400 notícias de agência publicadas até 15 de Janeiro de 1924, 213 são da Radio.  

A presença e a relevância da agência Radio para os jornais portugueses dos anos 20 do 

século XX é inquestionável. Todavia, em flagrante contraste, a bibliografia portuguesa da 

especialidade é omissa em relação a ela.   

Aparentemente, a Radio seria a agência francesa Agence Radio fundada a 4 de Fevereiro de 

1916 sob a direção de Henri Turot795, agência de cariz nacional que terá encerrado em 1940 

(Unesco, 1953: 16). Mas será que a Agence Radio francesa era realmente a mesma Radio 

mencionada nos jornais portugueses?  

No jornal A Capital, a Radio tem uma aparição fugaz entre Setembro de 1918 e Janeiro de 

1919 com poucas notícias e sempre relacionadas com a I Guerra Mundial, voltando a surgir 

apenas em Dezembro de 1920 a par da Havas e da Americana. No Diário de Lisboa, a 

Radio está presente desde o início sempre com uma posição destacada796.  

Supostamente, desde Novembro de 1918 que a Agence Radio chegara a Portugal através de 

Alejo Carrera Muñoz, galego fixado no nosso país desde 1908, que depois de ter sido 

correspondente desta agência durante a Grande Guerra teria com ela feito um acordo de 

representação em Portugal (Paramés, 2013: 144)797. Nos jornais – portugueses, espanhóis e 

até brasileiros –, Alejo Carrera, empresário e respeitado homem da imprensa, é referido 

como correspondente ou director da Radio. Durante os anos 20, porém, a relação entre a 

                                                 

795 De acordo com Unesco (1953: 142) a Agence Radio teria sido fundada em 1918, contudo, numa notícia 

publicada a 30 de Novembro de 1917 no Le Matin o próprio director informa da data de fundação da agência. 

Ver http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5723387/f1.item [Acedido a 18/04/2017]  

796 No Jornal A Época a Agência Radio é identificada como uma das três agências telegráficas com as quais o 

jornal trabalhava, a par da Havas e da Americana, desde 9 de Julho de 1919.  

No Jornal A Época, a Agência Radio é identificada como uma das três agências telegráficas com as quais o 

jornal trabalhava, a par da Havas e da Americana, desde 9 de Julho de 1919.  

797 A Agência Radio (serviço internacional telegraphico) aparece listada no Anuário Comercial, na secção de 

“Agencias telegraphicas”, a partir de 1919.    



   

  987  

Radio e Alejo Carrera é dissonante e está envolta em polémica. Senão vejamos alguns 

episódios marcantes.  

A 7 de Abril de 1922 (p.2), A Capital publicou a seguinte notícia: “Radio. A agencia 

«Radio» sociedade anonima com o capital de cinco milhões de francos, cuja séde social é 

em Paris, 42, rua Louis Le Grand, comunica-nos que nenhum laço nem nenhuma relação 

tem com a agencia «Radio» com séde em Lisboa.”  

A 30 de Janeiro de 1923 (p.1), por seu turno, o jornal Imprensa Nova, no âmbito de uma 

acesa disputa com Alejo Carrera que envolvia acusações de germanofilia e de publicação 

de notícias difamatórias de Portugal no estrangeiro, escrevia:  

A Agencia “Bera” do sr. Alejo Carrera. Rima e é verdade…  

Em resposta ao que temos aqui escrito da função germanofila da Agencia Radio – que até pelo nome 

vigariza, pois imitou o da verdadeira Radio, de Paris (…).  

Esta nossa Radio-bera comprou a agencia ‘Méssageries de la Presse’, da qual extrai os telegramas, 

que distribui a bom preço pelos jornais, retendo os periódicos franceses até depois de impingir esses 

telegramas! (…)  

A acusação de que as notícias eram retiradas dos jornais estrangeiros é repetida pela  

Imprensa Nova, a 9 de Fevereiro de 1923 (p.1): “(…) Mais uma vez repetimos que Dom 

Alejo Academico retem em seu poder os jornais estrangeiros que veem para o nosso país, 

e que só são distribuídos ás redações 36 horas depois de Don Alejo ter feito o seu jogo 

germanófilo e financeiro. (…)”  

O próprio Alejo Carrera não nega estas acusações – ou, se quisermos, confirma-as − tendo 

em conta a carta de oferta de serviços que a própria agência usava, em que se apresentava 

como “Radio. Agencia de Informações de todo o Mundo”. Num documento enviado a 1 de 

Março de 1923 ao Director Geral do Ministério do Interior798 lê-se:  

“(…) A Agencia ‘RADIO’ acaba de realisar uma organização especial para fornecimento de 

recortes de todos os jornais, revistas, etc. de Portugal, Espanha, França, Belgica e Inglaterra. (…) 

Para realisar este serviço a Agencia ‘RADIO’ contratou um especialista deste género e numeroso 

pessoal encarregado de examinarem todos os jornais e revistas que se editam em Portugal e nos 

paizes estrangeiros já citados.”  

Neste caso em concreto, trata-se de uma oferta de recortes de notícias a título privado a 

indivíduos, “políticos, artistas, escritores…”, interessados em ter acesso a todas as notícias. 

Contudo, identifica que era um tipo de prática com que Alejo Carrera estava familiarizado.   

Nem todos os jornais, todavia, partilhavam esta visão crítica e redutora acerca do serviço 

da Radio: A Tribuna, a 27 de Janeiro de 1923 (p.3), não hesita em identificar Alejo Carrera 

                                                 

798 Documento actualmente na Torre do Tombo, código de referência: PT/TT/MI-SG/9-5/128 - Ministério do 

Interior, Secretaria-Geral, mç. 328, lv. 5, n.º 69 (http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4370804).  



   

  988  

como “representante de uma empresa estrangeira de informação” e O Correio da Manhã, a 

7 de Fevereiro de 1923 (p.1), no âmbito de um pedido do “Director da Agencia Radio em 

Portugal” para publicação de uma carta de esclarecimento, diz: “(…) e o sr. Carrera, pela 

sua parte, cremos que não faça mais do que transmitir aos jornais portuguezes o veneno 

que recebe da sede da agencia que representa em Lisboa.”  

Em 1925, Alejo Carrera é novamente acusado de difamar Portugal através de notícias que 

enviava para o estrangeiro e, desta vez, o caso acaba por conduzir, primeiro, à sua prisão e, 

depois, à expulsão do país799. No processo da sua expulsão existente no Arquivo Histórico-

Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros800 consta uma carta de 10 de Outubro 

de 1925, escrita pelo responsável da Agence Radio de Paris onde podemos ler: “M. Carrera 

dirigeait à Lisbonne une agence qu’il appelait ‘Agence Radio’ comme la nôtre mais qui, 

ainsi que je l’avais annoncé dans les journaux portugais, n’a rien de commun avec la 

mienne.”   

Do cruzamento destas informações, parecem-nos plausíveis algumas conclusões e hipóteses 

sobre a Radio e Alejo Carrera: a Agencia Radio francesa afirma – por duas vezes e em dois 

momentos diferentes – não ter qualquer relação com a Agencia Radio de Lisboa; Alejo 

Carrera, servindo-se da sua ligação à Agence Radio enquanto correspondente durante a I 

Grande Guerra, ou criou uma verdadeira agência telegráfica, em Lisboa, que serviu 

longamente os jornais portugueses (pelo menos até à sua expulsão de Portugal)801 ou a 

agência Radio de Lisboa era apenas uma empresa que recolhia notícias publicadas nos 

jornais estrangeiros e depois as fazia chegar aos jornais portugueses, qual empresa de 

recortes.  

Quanto à Lusitânia802: é a segunda ‘agência’ mais representada no conjunto das notícias do 

nosso projecto de base (Tabela 1) e a terceira na comparação entre o Diário de Lisboa e A 

Capital – sendo que no período de coexistência ela ultrapassa a Havas e a Radio assumindo 

                                                 

799 A melhor forma de acompanhar este processo é através das inúmeras notícias publicadas no jornal A Tarde 

entre 25 de Abril de 1925 e 15 de Junho de 1925.  

800 CÓD.  REFERÊNCIA:  PT/AHD/3/MNE-SE-DNPEC/DGNPD-RNP/028/000002  - 

 TÍTULO:  

Movimento revolucionário em Lisboa. Prisão e expulsão de Alejo Carrera __Proc.66; 103 (353,2 do CF da 

RNP até anos 30) (75450)   

801 No Diário de Lisboa e n’A Capital, a Radio deixa de aparecer na mesma altura em que Alejo Carrera é 

expulso do país.   

802 Também pode aparecer como Luzitânia.  



   

  989  

o primeiro lugar (Tabela 2). Identificamos notícias da Lusitânia a partir do início de Agosto 

de 1923 e, considerando apenas o exemplo do Diário de Lisboa, ela continuará a aparecer 

até, pelo menos, 1930.  

Infelizmente, apesar de a sua evidente relevância para os jornais da época – e para o nosso 

projecto –, o que nos levou a colocá-la numa posição de destaque, pouco mais podemos 

dizer sobre a Lusitânia. Não sabemos, inclusivamente, se é correcto chamarlhe agência de 

notícias803, apesar de sabermos que fazia chegar aos jornais portugueses telegramas do 

estrangeiro804. A bibliografia da especialidade é totalmente omissa e, neste caso, nem os 

jornais da época por nós compulsados acrescentam qualquer informação adicional. 

Sabemos, no entanto, que esta Lusitânia não é aquela que é habitualmente considerada a 

primeira agência noticiosa portuguesa, a Lusitânia fundada cerca de 20 anos mais tarde, em 

1944, por Luís Lupi. Partilham apenas o mesmo nome. Ter-se-á eventualmente de abrir 

uma outra entrada no rol das agências a operar em Portugal para esta Lusitânia dos anos 

20, cuja presença nos jornais da época é bem evidente.  

Em conclusão, um projecto de investigação situado na área dos Estudos de Recepção da 

Antiguidade, que nos fez mergulhar no mundo da imprensa portuguesa dos anos 20 do 

século XX, permitiu identificar um contexto onde nos parecem existir lacunas susceptíveis 

de serem colmatadas com investigação e estudo detalhado e aprofundado. Tal como o nosso 

título indica, o nosso objectivo essencial foi fornecer alguns contributos para a história das 

agências de notícias em Portugal neste período e pensamos que podemos, desde já, avançar 

com duas ideias ou conclusões seguras: por um lado, afastar definitivamente a ideia de 

exclusividade da Havas nos jornais portugueses e, por outro lado, em consequência, afirmar 

a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as outras agências que estavam em 

directa concorrência com ela.  

Se a agência Latino-Americana, que se apresenta claramente como uma agência 

portuguesa, é merecedora de um estudo que permita posicioná-la correctamente na história 

das agências de notícias nacionais, a Radio e a Lusitânia exigem igualmente investigações 

mais sistemáticas. A primeira, embora envolta numa história nebulosa, tem, como 

                                                 

803 A título particular, Wilton Fonseca sugeriu-nos a possibilidade de se não se tratar de uma agência, mas sim 

da designação usada para identificar notícias enviadas para os jornais pelas legações portuguesas no 

estrangeiro. No entanto, não conseguimos validar nem refutar esta hipótese. Mas podemos afirmar que, de 

acordo com o Anuário Comercial não existia, em Portugal, nenhuma agência telegráfica, em 1924 e 1925, com 

esta designação.  

804 Esta informação é muito clara no jornal A Tarde, de 5 de Janeiro de 1924.  



   

  990  

procurámos aflorar, um percurso que é possível conhecer e, em continuidade, aprofundar. 

A segunda continua a ser um pequeno «mistério», digno, por isso, de exame e trabalho que 

a coloque definitiva e sustentadamente no mapa das agências noticiosas em Portugal.   

  

  

Índice Bibliográfico  

BATISTA, J. (coord.) 2007. Agências de notícias de Portugal. Lisboa: Lusa – Agência de 

notícias de Portugal, SA.  

BOLÉO, L. 2004. Casa Havaneza: 140 anos à esquina do Chiado. Lisboa: D. Quixote.  

CASTRO, R. 2013. Agências de notícias: o caso da Lusa. Relatório de estágio.  

Faculdade de Letras: Universidade do Porto.   

CRATO, N. 1992. A Imprensa. Iniciação ao jornalismo e à comunicação social – I.  

Lisboa: Editorial Presença.  

LEMOS, M. 2006. Jornais diários portugueses do século XX: um dicionário. Coimbra: 

Ariadne Editora.  

LOUSADA, I. 2010. “Feminismo en la voz de una periodista feminista. Virgínia 

Quaresma.” In XV Colóquio Internacional da Associação Espanhola de Investigação  

Histórica sobre as Mulheres. Bilbau: Associação Espanhola de Investigação Histórica. 

Disponível em: <http://run.unl.pt/handle/10362/4362> [acedido a 10 Abril 2017] MATOS, 

A. 2014. “The press in the first Portuguese Republic: constraints and guiding principles 

(1910 – 1926).” In Sousa, J. (org.) A History of the press in the Portuguesespeaking 

countries. Lisboa: Media XXI, pp. 179-260.  

MIRANDA, P. 2014. “Agência de notícias.” In Rollo, M. F. (coord.) Dicionário de História 

da I República e do Republicanismo, Vol. I: A-E. Lisboa: Assembleia da República, pp. 37-

40.  

MIRANDA, P. 2005. O jornalismo em Portugal. Elementos para a arqueologia de uma 

profissão (1865-1925). Tese de Doutoramento. Universidade de Évora.  

NUNES, M. F. 2014. “Indústria. Imprensa/ Jornais e revistas.” In Rollo, M. F. (coord.) 

Dicionário de História da I República e do Republicanismo, Vol. II: F-M. Lisboa:  



   

  991  

Assembleia da República, pp. 439-442.  

PARAMÉS, J. 2013. Sobroso. Baluarte histórico de Galicia (siglo XI). Vilasobroso.  

QUEIRÓZ, E. 1879. O crime do Padre Amaro. Cenas da vida devota. (Edição 

comemorativa do primeiro centenário do nascimento do genial romancista). Porto: Lello & 

Irmão Editores.  

REEVES, N. 2000. Ancient Egypt. The great discoveries. A year-by-year chronicle. 

London: Thames & Hudson.  

SARDICA, J. 2014. “Imprensa. Títulos.” In Rollo, M. F. (coord.) Dicionário de História 

da I República e do Republicanismo, Vol. II: F-M. Lisboa: Assembleia da República, pp. 

344-357.  

SEIXAS, M. A. A. 2004. Virgínia Quaresma [1882-1973]: a primeira jornalista 

portuguesa. Dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo apresentada à FLUC.  

SILVA, G. 2010. “A teorização do jornalismo em Portugal: I República (de 5 de  

Outubro de 1910 a 28 de Maio de 1926).” In Sousa, J. (Coord) O Pensamento Jornalístico 

Português: das origens a Abril de 1974, Vol. I. Lisboa: LabCom, pp. 177192.  

SILVA, S. 2002. “Contributo para uma história das agências nacionais portuguesas” in 

http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-sonia-agencias-noticiosas-portugal.html [acedido a 4 de 

Dezembro de 2016]  

TENGARRINHA, J. 1965. História da imprensa periódica portuguesa. Lisboa:  

Portugália.  

TENGARRINHA, J. 1981. “Imprensa.” In Serrão, J. (dir,) Dicionário de História de 

Portugal. Volume III: F/L. Porto: Livraria Figueirinhas, pp. 246-273.  

UNESCO. 1953. Les Agences télégraphiques d'information. Paris, UNESCO.  

<http://unesdoc.Unesco.org/images/0007/000734/073446eo.pdf> [Acedido a 4 de 

Dezembro de 2016]  

VARGUES, I. 2006. “Nota de Apresentação.” In Jornais diários portugueses do século 

XX: um dicionário, Mário Matos Lemos, 30 – 73. Coimbra: Ariadne Editora. 

  


