DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Ciências da Terra >
FCT: DCT - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/853

Título: Moodle e ensino-misto (b-learning)
Outros títulos: Uma aplicação na disciplina de Biologia e Geologia – 10º ano
Autor: Silva, Alice de Fátima Ramalho da
Orientador: Legoinha, Paulo
Issue Date: 2007
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Nos últimos anos, tem-se assistido a um multiplicar de casos de ensino a distância, como resultado do Programa e-Learning, que visa tornar efectiva a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nos sistemas europeus de educação. Este estudo integra-se nessa conjuntura. Dão-se a conhecer os principais conceitos relacionados com o ensino a distância referindo-se aspectos que os caracterizam, assim como as suas tendências. Faz-se uma retrospectiva geral e nacional do ensino a distância. Refere-se a utilização dos ambientes virtuais como possível estratégia de motivação dos alunos dada a sua apetência para utilização das novas tecnologias. Divulgam-se diferentes situações de ensino baseadas na Internet existentes em Portugal. Apresenta-se o Moodle como exemplo de software, em código de fonte aberta, vocacionado para o ensino a distância, amplamente utilizado em muitas instituições de ensino; indicam-se as características, a filosofia subjacente e as suas funcionalidades. Apresenta-se a concepção de um tópico programático – módulo “Sismologia” - da disciplina de Biologia e Geologia para o 10º ano do curso Ciências e Tecnologias (ensino secundário), em ambiente de b-Learning, utilizando o Moodle, como extensão/complemento das aulas presenciais, o qual inclui planificação, desenvolvimento e aplicação. Analisam-se os resultados na avaliação dos alunos. Desenvolveu-se, ainda, uma aplicação multimédia em suporte CD-ROM (Anexo II) simulando a utilização online do módulo “Sismologia” em ambiente Moodle, incluindo todos os conteúdos/actividades. Estes materiais didácticos foram usados como apoio às aulas presenciais.
Descrição: Dissertação de mestrado em Geologia para o ensino
URI: http://hdl.handle.net/10362/853
Appears in Collections:FCT: DCT - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
silva_2007.pdf9,24 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE