DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Ciências da Terra >
FCT: DCT - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/853

Title: Moodle e ensino-misto (b-learning)
Other Titles: Uma aplicação na disciplina de Biologia e Geologia – 10º ano
Authors: Silva, Alice de Fátima Ramalho da
Advisor: Legoinha, Paulo
Issue Date: 2007
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Nos últimos anos, tem-se assistido a um multiplicar de casos de ensino a distância, como resultado do Programa e-Learning, que visa tornar efectiva a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nos sistemas europeus de educação. Este estudo integra-se nessa conjuntura. Dão-se a conhecer os principais conceitos relacionados com o ensino a distância referindo-se aspectos que os caracterizam, assim como as suas tendências. Faz-se uma retrospectiva geral e nacional do ensino a distância. Refere-se a utilização dos ambientes virtuais como possível estratégia de motivação dos alunos dada a sua apetência para utilização das novas tecnologias. Divulgam-se diferentes situações de ensino baseadas na Internet existentes em Portugal. Apresenta-se o Moodle como exemplo de software, em código de fonte aberta, vocacionado para o ensino a distância, amplamente utilizado em muitas instituições de ensino; indicam-se as características, a filosofia subjacente e as suas funcionalidades. Apresenta-se a concepção de um tópico programático – módulo “Sismologia” - da disciplina de Biologia e Geologia para o 10º ano do curso Ciências e Tecnologias (ensino secundário), em ambiente de b-Learning, utilizando o Moodle, como extensão/complemento das aulas presenciais, o qual inclui planificação, desenvolvimento e aplicação. Analisam-se os resultados na avaliação dos alunos. Desenvolveu-se, ainda, uma aplicação multimédia em suporte CD-ROM (Anexo II) simulando a utilização online do módulo “Sismologia” em ambiente Moodle, incluindo todos os conteúdos/actividades. Estes materiais didácticos foram usados como apoio às aulas presenciais.
Description: Dissertação de mestrado em Geologia para o ensino
URI: http://hdl.handle.net/10362/853
Appears in Collections:FCT: DCT - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
silva_2007.pdf9.24 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE