DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8342

Title: Contratos de aprendizagem em enfermagem: uma mais-valia para os estudantes
Authors: Rodrigues, Neide Andreia Crispim
Keywords: Aprendizagem em Ensino Clínico
Enfermagem
Prática Reflexiva e Contratos de Aprendizagem
Issue Date: Aug-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: O presente estudo incide na área da formação inicial em Enfermagem e o seu objectivo de investigação consiste em compreender se a aprendizagem prepara melhor os estudantes para a sua profissão com a utilização de metodologias reflexivas de ensino-aprendizagem, mais concretamente, com recurso à elaboração de contratos de aprendizagem. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre conceitos como aprendizagem em ensino clínico em Enfermagem, prática reflexiva e contratos de aprendizagem. Desenvolvemos um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, tendo-se entrevistado um professor (informante-chave) e cinco ex-estudantes, segundo a metodologia de focus-group, de uma instituição de ensino do concelho de Lisboa. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semi-directiva. O Trabalho que apresentamos encontra-se organizado em três partes distintas, mas interligadas. Na primeira parte desenvolve-se o enquadramento teórico de acordo com a problemática em estudo; a segunda parte reporta-se ao estudo empírico; a terceira parte engloba as conclusões gerais, onde se incluem algumas recomendações/sugestões para trabalhos futuros. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que, tanto para o informante-chave como para os ex-estudantes é inequívoca a importância do Contrato de Aprendizagem, sendo tido como um instrumento de ensino-aprendizagem centrado no estudante e consideram que a riqueza deste instrumento consiste na sua formatividade. O informante-chave refere vantagens a três níveis: para o docente, para o estudante e para o contexto. Os ex-estudantes referem-se a vantagens na ordem da planificação, da clarificação, da auto-integração e responsabilização pelo seu processo de aprendizagem. Reconhecem ainda a importância/contributos do Contrato de Aprendizagem para a sua vida profissional. Como dificuldades os ex-estudantes referiram não se sentir devidamente esclarecidos e orientados, considerando que os orientadores estão mal preparados relativamente ao instrumento e ainda a ausência de articulação entre o coordenador do ensino clínico com os orientadores, dos orientadores entre si e dos próprios ensinos clínicos.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/8342
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação FINAL (7-8-2012).pdf704.68 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE