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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8342

Título: Contratos de aprendizagem em enfermagem: uma mais-valia para os estudantes
Autor: Rodrigues, Neide Andreia Crispim
Palavras-chave: Aprendizagem em Ensino Clínico
Enfermagem
Prática Reflexiva e Contratos de Aprendizagem
Issue Date: Aug-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O presente estudo incide na área da formação inicial em Enfermagem e o seu objectivo de investigação consiste em compreender se a aprendizagem prepara melhor os estudantes para a sua profissão com a utilização de metodologias reflexivas de ensino-aprendizagem, mais concretamente, com recurso à elaboração de contratos de aprendizagem. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre conceitos como aprendizagem em ensino clínico em Enfermagem, prática reflexiva e contratos de aprendizagem. Desenvolvemos um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, tendo-se entrevistado um professor (informante-chave) e cinco ex-estudantes, segundo a metodologia de focus-group, de uma instituição de ensino do concelho de Lisboa. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semi-directiva. O Trabalho que apresentamos encontra-se organizado em três partes distintas, mas interligadas. Na primeira parte desenvolve-se o enquadramento teórico de acordo com a problemática em estudo; a segunda parte reporta-se ao estudo empírico; a terceira parte engloba as conclusões gerais, onde se incluem algumas recomendações/sugestões para trabalhos futuros. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que, tanto para o informante-chave como para os ex-estudantes é inequívoca a importância do Contrato de Aprendizagem, sendo tido como um instrumento de ensino-aprendizagem centrado no estudante e consideram que a riqueza deste instrumento consiste na sua formatividade. O informante-chave refere vantagens a três níveis: para o docente, para o estudante e para o contexto. Os ex-estudantes referem-se a vantagens na ordem da planificação, da clarificação, da auto-integração e responsabilização pelo seu processo de aprendizagem. Reconhecem ainda a importância/contributos do Contrato de Aprendizagem para a sua vida profissional. Como dificuldades os ex-estudantes referiram não se sentir devidamente esclarecidos e orientados, considerando que os orientadores estão mal preparados relativamente ao instrumento e ainda a ausência de articulação entre o coordenador do ensino clínico com os orientadores, dos orientadores entre si e dos próprios ensinos clínicos.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/8342
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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Dissertação FINAL (7-8-2012).pdf704,68 kBAdobe PDFView/Open

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