DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Ciências Sociais Aplicadas >
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8287

Title: A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física
Authors: Ferreira, Álvaro Manuel Folhas
Advisor: Teodoro, Vítor
Keywords: Ensino da física
Mecânica
Gráficos
Análise digital de vídeo
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Trazer à superfície da memória duas décadas de ensino é um exercício que coloca em perspetiva a escola e o que ela representa para a sociedade em cada momento. O relatório de atividade profissional é meramente uma retrospetiva reflexiva do que foi a minha atividade profissional e das experiências que vivi, como as senti, e de forma discreta, as competências que delas resultaram. Nesta máquina do tempo chamada memória, revisitei momentos da minha vida profissional, e atividades que determinam a minha forma de olhar o ensino e o meu lugar nele. A Física é considerada uma das disciplinas que oferece maior grau de dificuldade, e os fracos resultados dos exames nacionais de Física e Química obrigam, não só a uma profunda análise das razões de tão baixos índices de aprendizagem, como à procura de mecanismos e de novas práticas didáticas capazes de os melhorar. O computador é uma ferramenta à qual se reconhece elevado potencial didático, particularmente no ensino da Física, dado permitir a criação de ambientes de aprendizagem promotores da construção do conhecimento numa lógica construtivista. A Análise Digital de Vídeo é um exemplo de abordagem didática que se enquadra nesse espírito, proporcionando uma perspetiva visual do movimento, em simultâneo e de forma síncrona, com a sua representação, o que para além de diluir as tradicionais dificuldades encontradas na análise de gráficos, permite ao aluno elaborar um estudo do movimento e das leis que o regem. Neste trabalho apresentam-se algumas sugestões de atividades didáticas orientadas para a o estudo da cinemática, envolvendo a análise digital de vídeo através do Tracker, acompanhadas de análise de dados em Excel, e modelação, recorrendo ao Tracker e/ou ao Modellus. Este trabalho, simultaneamente relatório profissional de uma carreira profissional de quase duas décadas e contributo para a melhoria da utilização das tecnologias no ensino, vem na sequência lógica do exercício do pensamento, na procura do conhecimento e da competência profissional.
Description: Relatório para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química
URI: http://hdl.handle.net/10362/8287
Appears in Collections:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ferreira_2012.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE