DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Informática >
FCT: DI - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8205

Título: Análise e identificação de obras de arte
Autor: Almeida, Pedro Filipe Marques de
Orientador: Correia, Nuno
Jesus, Rui
Palavras-chave: Processamento de imagem
Autenticidade
Atribuição
Assinaturas
Análise de materiais
Imagens hiperespectrais
Issue Date: 2012
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Tradicionalmente, a análise de obras de arte era efectuada apenas por historiadores e outros peritos, sendo este um processo longo e complicado, exigindo a análise de várias evidências. Entre essas evidências destacam-se a análise da pincelada característica do pintor, a análise da assinatura do pintor caso exista e a análise dos materiais utilizados. Com o desenvolvimento das técnicas de processamento e análise de sinal e de imagem verificou-se que estas poderiam dar suporte aos historiadores na análise de obras de arte, ajudando a desvendar grande parte das incógnitas que ainda existem sobre alguns pintores. Assim, alguns museus decidiram criar repositórios digitais das suas colecções de modo a que vários investigadores possam trabalhar nesses documentos, evitando assim o contacto físico com a obra de arte. Entre os interessados neste tipo de ferramentas encontram-se os museus e os departamentos policiais. Os museus pretendem autenticar e restaurar todas as suas obras. Os departamentos policiais que combatem o contrabando e falsificação de obras de arte estão também interessados pois isto permitiria validar a autenticidade de obras apreendidas com maior rapidez. Neste trabalho foram consideradas duas fases principais, incidindo o estudo sobre as obras do pintor Amadeo de Souza-Cardoso. Numa primeira fase efectuou-se a análise das assinaturas através da aplicação de técnicas de processamento de imagem e reconhecimento de padrões, com vista a verificação de autenticidade e atribuição de autor assim como também a agrupamento de assinaturas semelhantes. A segunda fase direccionouse para a análise dos materiais utilizados nas pinturas a partir das imagens hiperespectrais dos quadros do pintor em análise.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática
URI: http://hdl.handle.net/10362/8205
Appears in Collections:FCT: DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Almeida_2012.pdf40,96 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia