DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Matemática >
FCT: DM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8175

Title: Relatório de estágio
Authors: Beato, Susana Carvalho Salgueiro
Advisor: Ventura, Lourdes
Domingos, António
Keywords: Estágio pedagógico
Reflexão
Modelação matemática
Função quadrática
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: O presente Relatório foi elaborado com o objectivo de descrever e analisar todas as actividades desenvolvidas no estágio pedagógico da estagiária Susana Beato, integrado no curso de Mestrado em Ensino de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, realizado na Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, ao longo do ano lectivo de 2010/2011. Este relatório resulta da junção de dois documentos distintos, a saber: Parte I – Relatório de Estágio e Parte II – Trabalho de Investigação. O Estágio Pedagógico é uma peça chave na formação de um professor – estabelece a passagem do conhecimento académico ao conhecimento profissional, permite o contacto com a Escola e determina experiências que condicionarão a actividade futura do professor. Desta forma, o foco essencial do Relatório de Estágio consiste na descrição e reflexão dos acontecimentos marcantes ao longo deste ano lectivo, salientando a forma como as principais dificuldades foram ultrapassadas. O Trabalho de Investigação tem por objectivo central analisar o processo de ensino-aprendizagem da função quadrática dos alunos de uma turma do 10.º ano. Para este fim, elaboraram-se as seguintes questões: a) Os alunos conseguiram caracterizar a função quadrática através da realização da uma tarefa de modelação matemática? b) A utilização da calculadora gráfica e do CBR na modelação matemática contribuirá para melhorar a aprendizagem e a motivação dos alunos na caracterização da função quadrática? c) Como é que a intervenção didáctica utilizada para o ensino da função quadrática possibilitou, aos alunos, a sua aprendizagem? Tendo por base o objectivo do estudo, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, de observação participante, do diário de bordo, da experiência de ensino e dos documentos produzidos pelos alunos. Da observação destes dados podemos concluir que a calculadora gráfica e os sensores contribuíram para a motivação dos alunos no estudo da função quadrática, melhorando a sua aprendizagem. Conclui-se ainda que, da análise das aprendizagens desenvolvidas os alunos conseguiram estabelecer as conexões entre a representação gráfica e analítica de uma função quadrática. Relativamente às dificuldades manifestadas, a maioria dos alunos não conseguiu representar a função quadrática apenas com a realização de uma tarefa de modelação. Estas dificuldades foram superadas com a discussão da tarefa em grande grupo. Durante este debate todas as questões foram devidamente analisadas e discutidas. No final da aula procedeu-se à caracterização da função quadrática.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/8175
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Beato_2011.pdf3.04 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE