DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Matemática >
FCT: DM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8173

Título: A taxonomia SOLO nos exames nacionais de matemática – 9º Ano
Autor: Filipe, Maria Adelaide Estevens Rala
Palavras-chave: Categorizar
Questões
Exames
Taxonomia
SOLO
Issue Date: 2011
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O ser humano nasce com um complexo sistema sensorial, interage com o mundo para construir e coordenar, cada vez mais, relações sofisticadas entre percepção e acção e construir conceitos elaborados. Diferentes tipos de conhecimento podem ser definidos, tendo em consideração a sua aprendizagem, a sua manipulação em termos teóricos e/ou práticos, as suas relações conceituais e o contexto em que está inserido. Biggs e Collis dividem as formas de conhecimento em quatro tipos distintos: conhecimento tácito, que pode ser verbalizável ou não e manifesta-se no acto de fazer; conhecimento intuitivo, o que é directamente sentido e percebido; conhecimento declarativo, expresso através de símbolos e de forma inteligível; e conhecimento teórico, que corresponde a um conhecimento mais inteligível que o anterior e que pode atingir alto nível de abstracção. Com base em argumentos de Piaget, Biggs e Collis (1982) desenvolveram uma teoria denominada Taxonomia SOLO. Esta teoria é a chave capaz de descrever com eficácia, o processo envolvido na pergunta e resposta a questões que crescem numa escala de dificuldade ou complexidade, assim como fornecer parâmetros para analisar e classificar questões sobre vários conteúdos escolares. O objectivo principal deste trabalho foi analisar e classificar questões dos exames nacionais de Matemática do 9º ano de escolaridade: 2005/1ª chamada, 2006/1ª chamada, 2007/2ª chamada, 2008/1ª e 2ª chamada, 2009/1ª chamada e 2010/2ª chamada, com recurso a um modelo de categorização de questões construído com base na Taxonomia SOLO.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/8173
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Filipe_2011.pdf3,24 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia