DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Matemática >
FCT: DM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8173

Title: A taxonomia SOLO nos exames nacionais de matemática – 9º Ano
Authors: Filipe, Maria Adelaide Estevens Rala
Keywords: Categorizar
Questões
Exames
Taxonomia
SOLO
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: O ser humano nasce com um complexo sistema sensorial, interage com o mundo para construir e coordenar, cada vez mais, relações sofisticadas entre percepção e acção e construir conceitos elaborados. Diferentes tipos de conhecimento podem ser definidos, tendo em consideração a sua aprendizagem, a sua manipulação em termos teóricos e/ou práticos, as suas relações conceituais e o contexto em que está inserido. Biggs e Collis dividem as formas de conhecimento em quatro tipos distintos: conhecimento tácito, que pode ser verbalizável ou não e manifesta-se no acto de fazer; conhecimento intuitivo, o que é directamente sentido e percebido; conhecimento declarativo, expresso através de símbolos e de forma inteligível; e conhecimento teórico, que corresponde a um conhecimento mais inteligível que o anterior e que pode atingir alto nível de abstracção. Com base em argumentos de Piaget, Biggs e Collis (1982) desenvolveram uma teoria denominada Taxonomia SOLO. Esta teoria é a chave capaz de descrever com eficácia, o processo envolvido na pergunta e resposta a questões que crescem numa escala de dificuldade ou complexidade, assim como fornecer parâmetros para analisar e classificar questões sobre vários conteúdos escolares. O objectivo principal deste trabalho foi analisar e classificar questões dos exames nacionais de Matemática do 9º ano de escolaridade: 2005/1ª chamada, 2006/1ª chamada, 2007/2ª chamada, 2008/1ª e 2ª chamada, 2009/1ª chamada e 2010/2ª chamada, com recurso a um modelo de categorização de questões construído com base na Taxonomia SOLO.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/8173
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Filipe_2011.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE