DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8168

Title: Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som
Authors: Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões
Advisor: Teodoro, Vítor
Madeira, Florinda
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: O presente relatório descreve as principais actividades desenvolvidas no estágio pedagógico, realizado no âmbito do Mestrado em ensino da Física e da Química. O estágio teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, no ano lectivo 2010/2011, sob orientação pedagógica do professor Vítor Duarte Teodoro e orientação de estágio da professora Florinda Madeira. No decorrer deste, a professora estagiária acompanhou as actividade lectivas de uma turma de 11.º ano, na disciplina de Física e Química A, tendo leccionado integralmente a unidade temática sobre comunicações. Além disso, participou pontualmente nas actividades lectivas de uma turma de 10.º, também na disciplina de Física e Química A, e de uma turma de 12.º, na disciplina de Física. Acompanhou igualmente a preparação e desenvolvimento de diversas actividades não lectivas de divulgação da ciência, organizadas pelo grupo disciplinar. Participou ainda em Conselhos de turma, reuniões de Grupo, Departamento e sectoriais, por anos de escolaridade do Ensino Secundário. Por fim, assistiu o professor Carlos Morais nas funções de Director de turma. Este relatório contempla ainda uma secção sobre as actividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional. Com este intuito foi desenvolvida uma pequena investigaç~o subordinada ao tema “Concepções alternativas sobre som”. Para levar a cabo esta investigação, diagnosticaram-se as principais concepções alternativas dos alunos sobre som, antes da leccionação, através de um teste diagnóstico apropriado. Com base nestas concepções foi construída uma sequência pedagógica para esta temática. No final do percurso, aplicou-se o mesmo teste, avaliando a progressão dos alunos. O estudo permitiu identificar algumas das concepções mais frequentes presentes na bibliografia. Além disso, apesar das limitações do estudo, verificou-se uma redução das principais concepções alternativas diagnosticadas.
Description: Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química
URI: http://hdl.handle.net/10362/8168
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dias_2011.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE