DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8167

Title: Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
Authors: Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de
Advisor: Teodoro, Vítor
Alves, Mariana
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: O actual relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química e tem como objectivo descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio que teve lugar na Escola Salesiana de Manique e durou todo o ano lectivo de 2010/2011. O estágio foi orientado por Elsa Feio, professora da escola e por Vítor Teodoro, professor orientador da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Em paralelo, foi desenvolvido um trabalho de investigação educacional sob uma perspectiva sociológica orientado pela professora Mariana Alves. No decorrer do estágio o professor estagiário acompanhou o trabalho de planificação e de leccionação desenvolvido pela professora orientadora de estágio numa turma de Química do 12.º ano de escolaridade, na qual leccionou. A seu cargo o professor estagiário tinha ainda a responsabilidade integral da leccionação em quatro turmas do 7.º ano de escolaridade, disciplina de Ciências Físico-Químicas, atribuídas pela direcção por necessidade da escola. A preparação dessas aulas foi também acompanhada pela professora orientadora de estágio que assistiu ainda a algumas das aulas leccionadas numa dessas turmas. Deste modo, o professor estagiário realizou a planificação e a leccionação de trinta e cinco aulas de 90 minutos no 7.º ano de escolaridade e das subunidades “combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural” referente à unidade 2 e “polímeros sintéticos e a indústria dos polímeros” referente à unidade 3, como constam do programa da Química de 12.º ano de escolaridade homologado pelo Ministério da Educação em 2004, tendo sido leccionadas onze aulas de 90 minutos. O professor estagiário também acompanhou o trabalho de direcção de turma da respectiva turma de estágio, efectuou o registo laboratorial de algumas actividades experimentais no âmbito da disciplina de Laboratório ministrada pela faculdade no curso de mestrado, acompanhou várias visitas de estudo e participou e colaborou com o grupo disciplinar e com a comunidade educativa nos diversos eventos que foram ocorrendo ao longo do ano lectivo. O actual relatório encontra-se dividido em duas partes que compreendem as actividades do professor estagiário em Prática Profissional e em Investigação Educacional, unidades curriculares do mestrado. A primeira parte engloba uma introdução, um enquadramento geral que contém uma reflexão sobre a profissão e a caracterização da escola em que decorreu o estágio, a descrição das actividades desenvolvidas, conclusão e bibliografia geral. A segunda parte inclui um resumo do estudo, uma introdução contendo o problema em estudo e objectivos da investigação, revisão de literatura e relevância do estudo, a abordagem metodológica, os instrumentos e os procedimentos, os resultados e descrição dos dados recolhidos, bem como a discussão de resultados, conclusão e limitações do estudo e pistas de possíveis investigações futuras, bibliografia geral e anexos relevantes. Todas as fichas e outros materiais preparados pelo professor, construídos ao logo do estágio, podem ser consultados no portefólio de estágio (http://moodle.fct.unl.pt/pages/carlosmelo).
Description: Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química
URI: http://hdl.handle.net/10362/8167
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Melo_2011.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE