DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial >
FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8082

Title: Avaliação da eficiência das empresas na utilização das redes sociais digitais: data envelopment analysis aplicada ao Facebook
Authors: Pinheiro, Mafalda Correia Botelho Dias
Advisor: Grilo, António
Keywords: Data envelopment analysis
Eficiência
Redes sociais digitais
Facebook
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: As redes sociais digitais têm vindo a ganhar um lugar de destaque na sociedade. Estas reúnem um número cada vez maior de utilizadores, que comunicam entre si e partilham as suas experiências e opiniões. Por essa razão, são actualmente um importante elemento de interacção entre empresas e consumidores. Nos últimos anos, as empresas têm vindo a utilizar cada vez mais as redes sociais, demonstrando, paralelamente, uma preocupação crescente em avaliar o seu desempenho nestas plataformas. Na verdade, não existe, até ao momento, uma metodologia para medir a eficiência das empresas na utilização das redes sociais, que permita considerar múltiplas variáveis e forneça uma medida única e global de eficiência. Neste trabalho propõe-se a aplicação da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliar a eficiência das empresas na utilização das redes sociais. É desenvolvido um modelo de aplicação da DEA ao Facebook, em que a eficiência se foca na interacção empresa-utilizadores. Mais especificamente, os inputs do modelo dizem respeito ao tipo de conteúdo que é publicado pelas empresas nas suas Páginas, e os outputs consideram os Comentários e Gostos feitos pelos Fãs a essas Publicações. O modelo proposto é aplicado a um conjunto de 20 Páginas de empresas do sector hoteleiro. Através do estudo de caso, exemplifica-se como a DEA pode ser utilizada para avaliar as empresas na utilização das redes sociais e evidencia-se o contributo desta técnica para uma melhor gestão destas plataformas por parte das empresas. Neste trabalho são ainda identificados diversos contextos dentro das redes sociais em que a DEA pode ser utilizada para medir a eficiência das empresas, e são apresentados exemplos de possíveis inputs e outputs a considerar, não só no Facebook, mas na generalidade das redes sociais.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10362/8082
Appears in Collections:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pinheiro_2012.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE