DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial >
FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/8079

Title: Análise do comportamento de um navio utilizando a teoria das faixas
Authors: Larsen, Hugo Tavares da Silva
Advisor: Cardoso, João
Salvado, Francisco
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: A teoria das faixas (Strip Theory) é uma teoria muito usada no estudo do comportamento de navios (Rawson, 2001). Segundo esta teoria o navio é considerado um corpo rígido, dividido em várias faixas ou ‘Strips’. O movimento do seu centro de massa é obtido resolvendo as equações de equilíbrio dinâmico, considerando todas as forças, incluindo as hidrodinâmicas actuando sobre cada uma dessas faixas de forma independente e obtendo a sua resultante (Salvesen and Faltinsen,1970). O objectivo desta dissertação é o desenvolvimento de um programa utilizando a plataforma MATLAB que aplique a teoria das faixas de modo a determinar os operadores de amplitude de resposta (RAO’s) para os movimentos de Heave e Pitch quando sujeito à acção de ondas regulares. A validação dos resultados obtidos no programa desenvolvido é efectuada por comparação com resultados experimentais obtidos para um modelo de barcaça sujeita às mesmas solicitações exteriores.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica
URI: http://hdl.handle.net/10362/8079
Appears in Collections:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Larsen_2012.pdf488.35 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE