DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7989

Título: Contributos para a implementação e utilização de um ambiente de aprendizagem online de Inglês como língua estrangeira, com bases em tecnologias assíncronas e síncronas
Autor: Martins, Hélder António Fanha
Palavras-chave: E-learning
Blended learning
Comunicação mediada por computador
Comunicação assíncrona
Comunicação síncrona,
Wikis
Fóruns de discussão online,
Inglês como língua estrangeira,
Inglês de negócios
Issue Date: Oct-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este projecto de investigação debruça-se sobre educação online e sobre as percepções da utilização de uma metodologia de blended learning na reformulação dos papéis tradicionais de professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem, considerando unidades curriculares de Inglês de Negócios em duas licenciaturas de uma Instituição de Ensino Superior público em Lisboa. Os ambientes de aprendizagem online, suportados em plataformas de e-learning têm sido apresentados como podendo constituir importantes instrumentos de inovação e desenvolvimento da actividade de ensino nas instituições de ensino superior. As mudanças registadas nos processos de ensino-aprendizagem nas instituições mais tradicionais, associadas à incorporação de tecnologias de informação e comunicação, têm, no entanto, sido consideradas reduzidas e com um ritmo de evolução lento. Os estudos realizados pretendem explorar e encontrar abordagens mais eficazes para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem de línguas estrangeiras através da utilização da tecnologia Internet. Procurou-se, ainda, reflectir e concluir sobre impactos e perspectivas de evolução que os ambientes online permitem percepcionar para a actividade de ensino-aprendizagem em geral e do Inglês como língua estrangeira em particular, promovendo instituições de ensino superior mais flexíveis e com um papel renovado e reforçado, numa sociedade crescentemente baseada no conhecimento como factor de desenvolvimento económico, social e cultural.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7989
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE_HÉLDER_FANHA_MARTINS_4155.PDF2,34 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia