DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Ciências Sociais Aplicadas >
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7966

Título: “Escola (con)vida”: um estudo sobre a construção da comunidade educativa
Autor: Varela, Maria Teresa Bellino de Athayde Antunes
Orientador: Alves, Mariana
Palavras-chave: Gestão escolar
Sistema educativo
Comunidades locais
Parcerias
Issue Date: 2012
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O estudo centra-se na relação entre a escola e a comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada por um lado, em torno da discussão da necessidade de reinvenção do conceito de território educativo e de escola, esgotado que está o modelo de administração escolar centralizado e, por outro lado, considerando a evolução de modelos de organização do sistema educativo português, e de diversos contributos de reflexão e pesquisa produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. O estudo tem como objetivo principal, na fase exploratória, conhecer e compreender as dinâmicas desenvolvidas entre a escola e a comunidade através dos dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada. Em segundo lugar, na fase intensiva, tem como objetivo implementar o projeto “escola (con)vida” e dinamizar no agrupamento “estudo de caso” a relação da escola com a comunidade, avaliando a respetiva implementação. Para atingir estas finalidades, optou-se por uma metodologia inspirada nos conceitos de triangulação (combinação de diferentes métodos e de vários instrumentos de recolha de dados) e de bricolagem (utilização de diversos métodos de acordo com as necessidades impostas pelo desenrolar da pesquisa). Assim, combinou-se o método quantitativo, utilizado na fase exploratória para analisar os dados do inquérito por questionário, com o qualitativo, que procurou em ambas as fases, conhecer e interpretar a relação escola-comunidade. Articulou-se ainda, na fase intensiva, o estudo de caso da escola, onde se projetou a intervenção de vários parceiros locais, com a investigação-ação que orientou a implementação desse projeto. Na recolha e produção dos dados, combinou-se o inquérito por questionário com as entrevistas, a análise de documentos e as notas de campo. Os resultados indicam por um lado, que a tipologia do agrupamento/escola não agrupada, as dinâmicas de funcionamento, a oferta formativa e o tipo de cultura organizacional influenciam positivamente a iniciativa da gestão em estabelecer relações com a comunidade. Por outro lado, no agrupamento “estudo de caso” as ações desenvolvidas revelam um conjunto de possibilidades e constrangimentos, para a dinamização da relação da escola com a comunidade, configurando-se como oportunidades educativas (formais, não-formais e informais) para os vários atores envolvidos no projeto.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7966
Appears in Collections:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Varela_2012.pdf3,61 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE