Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7936
Title: O regresso da filosofia da educação: novos desafios para uma velha disciplina
Authors: Benardo, Luís Manuel A. V.
Issue Date: 2001
Publisher: Colibri
Abstract: Quando, no final do século passado, Philippe Meirieu e Michel Develay, dois dos principais mentores da pedagogia francesa, reconheciam a necessidade de voltar a pensar a educação, com o Emílio de Rousseau, ou seja, filosoficamente, davam crédito, científico e institucional, a um apelo, disseminado na sociedade, e recorrente, entre os agentes educativos, à urgência de repensar, na sua totalidade, o sistema educativo. Para o filósofo, só surpreende o tempo que se levou, no domínio das Ciências da Educação, a reconhecer a inevitabilidade da máxima, enunciada claramente por Michel Foucault, de que não se escapa aos fundamentos. Todavia, o facto reveste-se de especial significado histórico, pela resistência que o meio intelectual francês ofereceu, durante quase um século, à prática da Filosofia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7936
ISSN: 0871-2778
Appears in Collections:Revista da FCSH - 2001

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFCSH14_203_210_RUN.pdf7,88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.