DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Matemática >
FCT: DM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7902

Title: O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
Authors: Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
Advisor: Domingos, António
Keywords: Experimentação cruzada
Representações
Funcionalidade didática
Distâncias
Ambientes de aprendizagem interativa
Tecnologia reforçada de aprendizagem da matemática
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Este trabalho centra-se nas pesquisas realizadas por seis equipas do TELMA (Technology Enhanced Learning in Mathematics) para, através das tecnologias digitais, melhorar a aprendizagem da matemática no espaço europeu. Com este propósito, as equipas, constituídas por elementos multidisciplinares e provenientes de diversas culturas, procuraram desenvolver formas de acção conjunta capazes de produzir conceitos e métodos tendentes a estabelecer aproximações entre si e entre estes e as diversas molduras teóricas emergentes dos contextos em que as acções se desenvolviam. Pela adopção da experimentação cruzada, continuamente aperfeiçoada, procura-se atenuar progressivamente a fragmentação teórica existente, chegando-se às noções de funcionalidade didática e de significado chave, de representações e de distâncias, como resultantes holísticas dos contextos e, de cujo o estudo emerge a noção de objetos de fronteira. Para se chegar a uma conclusão acerca da validade da experimentação cruzada, para superar as dificuldades que a fragmentação teórica coloca à aprendizagem da matemática com tecnologias digitais, torna-se conveniente ponderar sobre os seguintes aspetos: A forma como tem evoluído o software educativo; os principais resultados até agora obtidos; a utilização que dele se tem vindo a fazer; quais as ferramentas mais utilizadas e como têm vindo a ser utilizadas. Faz-se ainda uma análise documental relativo a atividades desenvolvidas na sala de aula com um software de geometria dinâmica, o Geometer's Sketchpad procurando evidenciar as noções acima referidas. Termina-se o trabalho com algumas referências sobre as possibilidades abertas pelo projeto TELMA, à sua continuidade no projeto ReMath e a notoriedade que a experimentação cruzada está a ter a nível de algumas instâncias científicas.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/7902
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dias_2012.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE