DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Matemática >
FCT: DM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7902

Título: O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
Autor: Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
Orientador: Domingos, António
Palavras-chave: Experimentação cruzada
Representações
Funcionalidade didática
Distâncias
Ambientes de aprendizagem interativa
Tecnologia reforçada de aprendizagem da matemática
Issue Date: 2012
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este trabalho centra-se nas pesquisas realizadas por seis equipas do TELMA (Technology Enhanced Learning in Mathematics) para, através das tecnologias digitais, melhorar a aprendizagem da matemática no espaço europeu. Com este propósito, as equipas, constituídas por elementos multidisciplinares e provenientes de diversas culturas, procuraram desenvolver formas de acção conjunta capazes de produzir conceitos e métodos tendentes a estabelecer aproximações entre si e entre estes e as diversas molduras teóricas emergentes dos contextos em que as acções se desenvolviam. Pela adopção da experimentação cruzada, continuamente aperfeiçoada, procura-se atenuar progressivamente a fragmentação teórica existente, chegando-se às noções de funcionalidade didática e de significado chave, de representações e de distâncias, como resultantes holísticas dos contextos e, de cujo o estudo emerge a noção de objetos de fronteira. Para se chegar a uma conclusão acerca da validade da experimentação cruzada, para superar as dificuldades que a fragmentação teórica coloca à aprendizagem da matemática com tecnologias digitais, torna-se conveniente ponderar sobre os seguintes aspetos: A forma como tem evoluído o software educativo; os principais resultados até agora obtidos; a utilização que dele se tem vindo a fazer; quais as ferramentas mais utilizadas e como têm vindo a ser utilizadas. Faz-se ainda uma análise documental relativo a atividades desenvolvidas na sala de aula com um software de geometria dinâmica, o Geometer's Sketchpad procurando evidenciar as noções acima referidas. Termina-se o trabalho com algumas referências sobre as possibilidades abertas pelo projeto TELMA, à sua continuidade no projeto ReMath e a notoriedade que a experimentação cruzada está a ter a nível de algumas instâncias científicas.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/7902
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dias_2012.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia