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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7883

Título: Harmonização de bases de dados com informação geográfica de fontes distintas
Autor: Pinto, Carlos Eduardo Machado dos Santos
Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica
Harmonização de dados
Georeferênciação de endereços
Issue Date: Apr-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A correcta gestão de uma empresa passa pela maximização dos seus recursos minimizando os custos operativos. Numa empresa da envergadura dos CTT – Correios de Portugal, S.A.® esta gestão mostra-se fulcral para atingir os objectivos a que se propõem, nomeadamente a distribuição de correspondência. Para isso é necessário saber onde se encontram os clientes e como se pode lá chegar. Nesse sentido uma rede viária com capacidade de navegação juntamente com uma base de dados de endereços postais, de empresas e serviços ao nível nacional é essencial. Desta forma é possível optimizar rotas, seleccionar localizações específicas num universo de possibilidades enorme, comercializar a informação disponível nas bases de dados da empresa, com especial importância no Geomarketing, e padronizar e automatizar muitas das operações de redireccionamento de correspondência. Assim todo o processo produtivo se torna mais rentável e menos dispendioso tornando a empresa mais competitiva e apta no mercado nacional e internacional. A informação acumulada ao longo dos anos reflecte as diferentes abordagens seguidas. Os sistemas e plataformas criados para albergar e introduzir esta informação nem sempre são compatíveis ou não permitem uma correcta validação da informação introduzida de uma forma atempada. A própria complexidade da informação e as diversas necessidades que é necessário garantir tornam difícil a tarefa de garantir um sistema único e actualizado contendo todos os dados e ao mesmo tempo garantir a sua integridade e acessibilidade por parte de todos os serviços envolvidos. Com a harmonização de toda a informação existente nas bases de dados e sistema pretende-se obter uma rede viária coesa, actualizada e navegável. Nesta rede encontra-se associado a cada segmento um topónimo, dados relativos a endereços e números de polícia que lhe pertencem caso tal informação exista. Está também presente uma panóplia de informação relativa a características físicas dos eixos de via. Para que esta rede seja então navegável é necessário incluir diversos valores de transitabilidade e velocidade bem como diversas indicações relativas ao trânsito automóvel. Para que toda a rede fosse viável foi necessário definir e implementar uma série de regras de digitalização para que os processos de cálculo de percursos ou mesmo processo internos da empresa pudessem ser aplicados. Vista a elevada normalização dos dados alfanuméricos a inserir ou a sua relação com a localização geográfica dos eixos de via foram desenvolvidos uma série de processos que permitem o seu preenchimento de uma forma automática.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
URI: http://hdl.handle.net/10362/7883
Appears in Collections:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

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