Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7882
Title: Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
Authors: Mira, David Moedas
Keywords: Realismo cinematográfico
Diegésis
Mimésis
Ficção
Documentário
Discurso fílmico
Estética cinematográfica,
Neo-realismo
Issue Date: Apr-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: A presente dissertação pretende averiguar as fronteiras entre o documentário e a ficção cinematográfica, assim como a existência de um discurso fílmico aliado a cada um destes géneros cinematográficos. Tendo como ponto de partida a categorização dos modos ficcionais desenvolvida por Platão, verifica-se que ficção e documentário correspondem a dois género de discurso que englobam a mesma categoria: a diegética-mimética. Porém, nem todas narrativas são ficções, o que equivale a dizer que existem narrativas feitas de factos. É neste contexto que verificámos que a construção do discurso fílmico é distinta na ficção e no documentário, mas que ambos são representação; no caso da ficção, representação de um mundo imaginário; e no caso do documentário, representação de acontecimentos verídicos. Neste sentido, tendo como objecto de estudo o filme “Iracema, Uma Transa Amazónica” (1976) de Jorge Bodanzky, pretende-se analisar a construção do discurso realista presente no filme, assim como averiguar as fronteiras que unem e separam o documentário da ficção.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, vertente Cinema e Televisão,
URI: http://hdl.handle.net/10362/7882
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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