DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7872

Título: A representação da realeza e da nobreza na Crónica de 1419
Autor: Fernandes, Ricardo Jorge Cunha
Palavras-chave: Historiografia medieval portuguesa
Fernão Lopes
Crônica
Realeza
Nobreza
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O objeto de análise desta dissertação é a Crônica de Portugal de 1419, de autoria até hoje ainda duvidosa, esta, enquadrada no gênero literário denominado cronística medieval, tem como tema específico para este trabalho a representação da realeza e da nobreza no seio do referido título. Procuraremos essencialmente estudar como estas duas classes estão representadas nesta Crônica, buscando sempre apresentar os motivos que levaram o seu autor a relatar as passagens nelas descritas, a maneira e a disposição em que se encontram, isto é, privilegiando alguns, excluindo outros e até mesmo, em alguns casos, tentando esclarecer os pretextos que levaram a descrevê-los de maneira divergente se comparada a história tradicional. O que de certa forma pode ser interpretada como um modo de prestigiar ou denegrir certos paradigmas históricos e toda a carga simbólica a eles associados. É importante salientarmos que as crônicas, neste fim de idade média, desempenharam um lugar de destaque para a apreciação da historiografia portuguesa, suas composições foram lavadas a cabo basicamente pela e para o enaltecimento da realeza e a nobreza. Acima de tudo, tais discursos, neste período de afirmação da dinastia de Avis, era de suma importância para a criação de uma ideologia que buscasse no passado a legitimação de uma nova cruzada que obtivesse o apoio de nobres cavaleiros para a disseminação da fé católica, só que agora em solo africano.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História, Especialidade de História Medieval.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7872
Appears in Collections:FCSH: DH - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RICARDO.pdf975,83 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia