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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7857

Título: Habitus e ethos: tempo e espaço em exames de Português
Autor: Baptista, Maria Margarida Mascarenhas
Palavras-chave: Português,
habitus,,
Ethos
Tempo
Espaço
Enunciação
Distinção
Exames
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este trabalho tenta compreender como a disciplina de Português apreende o espaço e o tempo. Encarando a avaliação como fazendo parte integrante da disciplina, confrontamse dois períodos,1970-1974 e 2005-2011, de Exames Nacionais de 9º ano, antigo 5º ano dos liceus. A investigação recorre ao aparato conceptual da sociologia de Pierre Bourdieu, com noções como habitus, ethos, reprodução, capital cultural, à perspetiva arqueológica de análise enunciativa de Michel Foucault e, ainda, às abordagens propostas pelos estudos de Análise do Discurso de linha francófona, com vista a explicitar identidades e diferenças na constituição do ethos e perceber que tipo de conhecimento preconiza a disciplina. Apresenta-se um resumo da principal legislação que enquadra historicamente os Exames Nacionais; descrevem-se o corpus e os diferentes domínios analisados; discutem-se os resultados e apresentam-se algumas perfectivas de aprofundamento
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação - Análise e intervenção em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7857
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