DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Geografia e Planeamento Regional >
FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7822

Título: Incêndios urbanos no concelho da Amadora. O risco de incêndio nas freguesias da Mina e Venteira
Autor: Rocha, Mara Cristina Duarte
Palavras-chave: Incêndios urbanos
Susceptibilidade
Concelho da Amadora
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Esta dissertação, elaborada no âmbito do Projecto das Nações Unidas intitulado “World Disaster Reduction Campaign 2010-2011|Making Cities Resilient”, ao qual o Concelho da Amadora, através da Câmara Municipal, se associou sob o slogan “Sempre em Movimento, Amadora é Resiliente”, pretende, principalmente, determinar a localização do risco de incêndio urbano (fenómeno com forte incidência neste Concelho), com o objectivo de se desenvolverem medidas de gestão preventiva para que seja possível mitigar as consequências do evento e também consciencializar a população para este tipo de risco. Desta forma, efectuou-se a inventariação de todas as ocorrências no período 2000 a 2010. Com a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) foram georreferenciados os eventos ocorridos no período em análise, destacando-se as freguesias da Mina e Venteira com maior número de incêndios urbanos, passando estas a ser a área onde se aprofundou o estudo desta temática. Através da localização dos eventos ocorridos foi possível, posteriormente, a modelação da susceptibilidade à sua ocorrência com recurso a técnicas estatísticas, nomeadamente, a Lógica Fuzzy ou Lógica Difusa. Recorrendo ao cruzamento das diversas variáveis independentes com as áreas onde ocorreram incêndios determinaram-se as probabilidades condicionadas que permitiram, numa fase posterior, a obtenção dos valores fuzzy membership utilizados na Lógica Difusa. Nesta metodologia consideraram-se os operadores, Fuzzy Algebraic Product, Fuzzy Algebraic Sum e Fuzzy Gamma, sendo depois os resultados obtidos comparados, para a avaliação do método mais eficiente na determinação da susceptibilidade. A localização do risco de incêndio urbano obteve-se a partir do cruzamento entre a susceptibilidade à ocorrência de incêndios com os elementos expostos, presentes no território e incrementou-se nesta análise o somatório das distâncias aos equipamentos/serviços de emergência e marcos de incêndio e o estado de conservação do edificado. No resultado final, evidenciam-se as áreas com maior índice de risco, com destaque para as áreas ocupadas com construções mais degradadas, como é o caso do Bairro de Santa Filomena na Freguesia da Mina e, também, pequenos núcleos do aglomerado urbano na Freguesia da Venteira. A carta de localização do risco de incêndio urbano visa a implementação de medidas de mitigação mais rigorosas e eficazes, de forma a atenuar o risco de incêndio no Município passando, inevitavelmente, por uma maior interacção entre os técnicos e a população.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7822
Appears in Collections:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rocha, M (2012) Incêndio Urbano Concelho Amadora.pdf3,75 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia