DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Ciências Sociais Aplicadas >
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7816

Title: Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico
Authors: Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía
Advisor: Teodoro, Vítor
Keywords: Diagnóstico
Concepções alternativas
Aprendizagem
Questionário
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Ao longo das últimas três décadas têm sido desenvolvidos vários estudos que se focam no entendimento dos alunos sobre fenómenos científicos, indicando que os estudantes de diferentes idades possuem noções erradas sobre o funcionamento do mundo natural. Os investigadores afirmam que a existência destas ideias prévias constitui um obstáculo à aprendizagem de novos conhecimentos, e a sua prevalência após instrução formal tem vindo a revelar-se nestes mesmos estudos. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do diagnóstico de concepções alternativas dos alunos em ciências, que permita uma intervenção pedagógica específica no seu processo de construção de conhecimentos, já que se torna cada vez mais necessário fazer a ligação entre as ideias padrão identificadas na literatura e a acção na sala de aula, que promova efectivamente aprendizagens significativas. A construção de uma ferramenta de diagnóstico foi então feita com base nas concepções alternativas já identificadas na literatura por diversos investigadores quanto a conceitos nas áreas da química, física, biologia e geologia, e resultou num questionário que foi aplicado a grupos de alunos entre o 7.º e o 12.º ano de escolaridade, em duas escolas distintas. A análise dos resultados obtidos através da aplicação do questionário assume um carácter comparativo e aborda aspectos quanto à existência de concepções alternativas nos diferentes grupos de alunos, quanto à consistência dos resultados nas duas escolas distintas, quanto à prevalência das concepções alternativas ao longo do percurso escolar e quanto aos resultados observados noutros estudos.
Description: Dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e da Geologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
URI: http://hdl.handle.net/10362/7816
Appears in Collections:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Teixeira_2011.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE