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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7793

Título: SYPEC: construção de um protótipo
Autor: Lucena, Rui Miguel Cavaco
Orientador: Vieira, Pedro
Quaresma, Cláudia
Palavras-chave: Posição sentado
Dor lombar
Cadeira
Correcção postural
Mapas de pressão
Issue Date: 2012
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A posição sentado é frequentemente adoptada pela maioria das pessoas nas actividades profissionais, domésticas e de lazer. Porém, a manutenção prolongada dessa posição leva geralmente à adopção de posturas incorrectas que sobrecarregam as estruturas musculoesqueléticas da coluna, dando origem ao aparecimento de dor e lesões, com especial incidência na região lombar. A presente dissertação de mestrado insere-se num projecto de desenvolvimento de uma cadeira inovadora na área da ergonomia. O projecto SYPEC (System for Posture Evaluation and Correction) pretende desenvolver um sistema que aplicado sobre uma cadeira ou nela incorporada, permita a avaliação e correcção automática da postura do utilizador. Nesta dissertação desenvolveu-se o primeiro protótipo da cadeira que servirá de plataforma de estudo e desenvolvimento para os algoritmos de classificação e correcção postural do SYPEC. O protótipo foi desenvolvido com vista à obtenção dos mapas de pressão e à possibilidade de alteração da conformação e rigidez do assento e das costas da cadeira. Numa cadeira de escritório convencional foram colocadas 8 almofadas de ar, cada uma ligada a um circuito de ar independente composto por um compressor de ar, uma electroválvula e um transdutor de pressão. Foi desenvolvida a instrumentação necessária para aquisição de dados e controlo das electroválvulas e compressores. Foi também desenvolvido uma aplicação para testar a performance do protótipo desenvolvido. Nos testes efectuados para 10 diferentes posturas da posição sentado, o protótipo foi capaz de produzir mapas de pressão distintos para todas elas. O sistema de actuação foi capaz de alterar eficazmente a conformação e rigidez do assento e costas da cadeira.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Biomédica
URI: http://hdl.handle.net/10362/7793
Appears in Collections:FCT: DF - Dissertações de Mestrado

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