DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas >
FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7774

Title: A sala de aula como espelho de relações coercivas de poder: o efeito das expectativas dos professores
Authors: Bizarro, Madalena Maria Farmhouse Megre
Keywords: Conselho da Europa
Alunos imigrantes
Expectativas dos professores
Issue Date: Mar-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: O Conselho da Europa tem produzido variados documentos que advogam a diversidade cultural como uma mais-valia, especialmente perante o cenário de elevada imigração europeia nos últimos anos. Esta dissertação analisa essa documentação e procura esclarecer quais as políticas educativas do Conselho da Europa. Confrontam-se essas políticas e recomendações com as políticas e as medidas adotadas em Portugal. Examinam-se as consideradas mais relevantes e pertinentes, partindo-se, posteriormente, para uma análise de trabalhos de investigação que procuraram identificar algumas causas para os maus resultados escolares de alunos imigrantes. Tendo por base a bibliografia consultada e analisada, realizou-se um estudo empírico que aqui se apresenta e que procurou averiguar se existem expectativas em relação aos alunos de nacionalidade estrangeira e se essas expectativas podem depender da nacionalidade dos alunos, afetando a interação dos professores com os seus alunos e, por fim, os resultados escolares destes.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português como Língua Segunda e Estrangeira
URI: http://hdl.handle.net/10362/7774
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_MadalenaBizarro_Março2012.pdf628.44 kBAdobe PDFView/Open
Adenda.pdf139.05 kBAdobe PDFView/Open
Defesa_Dissertação.pdf76.65 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE