Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7774
Title: A sala de aula como espelho de relações coercivas de poder: o efeito das expectativas dos professores
Authors: Bizarro, Madalena Maria Farmhouse Megre
Keywords: Conselho da Europa
Alunos imigrantes
Expectativas dos professores
Issue Date: Mar-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: O Conselho da Europa tem produzido variados documentos que advogam a diversidade cultural como uma mais-valia, especialmente perante o cenário de elevada imigração europeia nos últimos anos. Esta dissertação analisa essa documentação e procura esclarecer quais as políticas educativas do Conselho da Europa. Confrontam-se essas políticas e recomendações com as políticas e as medidas adotadas em Portugal. Examinam-se as consideradas mais relevantes e pertinentes, partindo-se, posteriormente, para uma análise de trabalhos de investigação que procuraram identificar algumas causas para os maus resultados escolares de alunos imigrantes. Tendo por base a bibliografia consultada e analisada, realizou-se um estudo empírico que aqui se apresenta e que procurou averiguar se existem expectativas em relação aos alunos de nacionalidade estrangeira e se essas expectativas podem depender da nacionalidade dos alunos, afetando a interação dos professores com os seus alunos e, por fim, os resultados escolares destes.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português como Língua Segunda e Estrangeira
URI: http://hdl.handle.net/10362/7774
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MadalenaBizarro_Março2012.pdf628,44 kBAdobe PDFView/Open
Adenda.pdf139,05 kBAdobe PDFView/Open
Defesa_Dissertação.pdf76,65 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.