DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências Musicais >
FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7768

Título: Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff)
Autor: Santiago, Francisco Xavier Mateus Pereira Lopes
Palavras-chave: Arranjo instrumental
Instrumental Orff
Metodolofia Orff
Facilitação da aprendizagem
Sala de aula
Prática musical em ensemble
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este relatório incide sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) na Escola E.B. 2,3 Fernando Pessoa ao longo do ano lectivo de 2010/2011. O desenvolvimento da prática instrumental em ensemble na sala de aula é uma finalidade do programa de Educação Musical. Para a sua eficiente implementação, o professor deverá saber dar resposta a problemas diversos e inevitáveis, como, as diferentes “idades musicais” na sala, o compromisso entre manter qualidade discursiva, estilística e exequibilidade técnica, o uso da performance ao serviço da aprendizagem de conteúdos e competências, a adaptação aos recursos existentes diferenciados da sala de aula. Num esforço de procurar soluções ajustadas pareceu-­‐me pertinente analisar e aferir as funções pedagógicas que o arranjo musical pode revestir em contexto educativo, argumentando a ideia, retirada e aferida com base na leitura de uma das mais proeminentes obras didáticas dedicadas à prática instrumental na sala de aula, a Orff-­‐schulwerk, de que aquele pode constituir-­‐se, quando adequadamente orientado como ferramenta de facilitação, optimização e promoção do ensino e aprendizagem da música.
Descrição: Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico
Contém ficheiros audio, estão disponiveis na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
URI: http://hdl.handle.net/10362/7768
Appears in Collections:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Arranjo musical e pedagogico em sala de aula.pdf6,84 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia