DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências Musicais >
FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7767

Title: O corpo e o movimento na aprendizagem musical . Problemáticas e conteúdos teóricos
Authors: Magueijo, Fátima Cristina da Silva
Keywords: O corpo e o movimento
Dança
Conteúdos teóricos
Pesquisa
Observação
Issue Date: Mar-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este relatório incide sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) na Escola E. B. 2,3 Miguel Torga ao longo do ano letivo de 2010/2011. Foca aspetos relacionados com a caracterização do contexto educativo de estágio e procura compreender a natureza da função docente. Poderá encontrar relatos e reflexões sobre o meu desempenho como docente da disciplina de Educação Musical a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico. O trabalho incide sobre toda a prática de ensino supervisionada e da participação num projeto de investigação. Como subsídio teórico ao presente relatório, optei por um trabalho de pesquisa centrado na problemática do corpo e do movimento na educação musical. Efetivamente, são vários os pedagogos que ao longo da história fizeram desses meios princípios e estratégias fundamentais do processo de aprendizagem musical. Optei por abordar aqueles que sem sombra de dúvida tiveram maior impacto no desenvolvimento de práticas educativas ao longo sobretudo dos dois últimos séculos, nomeadamente: Emile Jaques Dalcroze (1865-1950), Rudolf von Laban (1879-1958), Edgar Willems (1890-1978), Zoltán Kodály (1882-1967), Carl Orff (1895- 1982), Edwin E. Gondon (1928-) e Murray Schafer (1933-). Este trabalho tem como objetivo apresentar de uma forma sucinta a colaboração que, sob o ponto de vista pedagógico, os diferentes autores acima mencionados deram ao desenvolvimento dos diferentes métodos e abordagens do corpo e movimento no ensino de música. A complementar a reflexão, apresento uma síntese dos estudos que no terreno de investigação em educação musical, nas últimas décadas, contribuíram para a consolidação, aprofundamento e sistematização da mesma problemática, nomeadamente através da ótica de disciplinas como a psicologia.
Description: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Musical no Ensino Básico
Contem mais um CD com ficheiros audio e video disponiveis na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
URI: http://hdl.handle.net/10362/7767
Appears in Collections:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de Estágio- PDF.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE