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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7733

Título: Modelação espacial de acidentes rodoviários na cidade de Lisboa
Autor: Nunes, Ana Rita Diniz Teles
Orientador: Natário, Isabel
Shrubsall, Sílvia
Palavras-chave: Acidentes rodoviários
Modelos lineares generalizados
Modelação espacial
Processos pontuais espaciais
Issue Date: 2011
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Os acidentes rodoviários em meio urbano contribuem para o decréscimo da qualidade de vida e para a inequidade social das cidades. Em Portugal, o número e gravidade dos acidentes rodoviários decresceu muito nos últimos vinte anos, mas a situação continua a ser preocupante. Na cidade de Lisboa, apesar da evolução positiva que se tem verificado nos últimos anos, o número de acidentes rodoviários continua elevado, afastando-se inaceitavelmente da média europeia. Deste modo, com base no conjunto de todos os acidentes com vítimas ocorridos na cidade de Lisboa entre 2004 e 2007, foi realizada uma análise exploratória das características dos mesmos, com vista a encontrar os factores mais importantes na explicação da ocorrência e gravidade dos acidentes com vítimas. Recorrendo aos modelos lineares generalizados, concluiu-se que factores humanos, ambientais e circunstanciais têm influência na gravidade dos acidentes e algumas variáveis de exposição foram consideradas importantes na explicação da ocorrência dos mesmos por freguesia. Estes dados foram ainda georreferenciados, com o intuito de uma exploração da natureza espacial dos mesmos, tentando perceber padrões geográficos existentes, identificando factores de risco associados. Considerando a localização da ocorrência de cada acidente como aleatória, enquadra-se este problema na teoria dos processos pontuais espaciais. Uma análise envolvendo testes de hipótese e descrições sumárias da localização dos acidentes permitiu concluir que estes não se encontram uniformemente distribuidos no espaço, rejeitando-se a designada hipótese de aleatoriedade completa. Pretende-se, assim, contribuir para a identificação de medidas eficientes, tendo em conta as condições prevalencentes a nível local, bem como facilitar a realização de comparações com realidades internacionais no que respeita à segurança rodoviária.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Matemática e Aplicações
URI: http://hdl.handle.net/10362/7733
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

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