DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas >
FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7662

Título: A seleção e a produção de materiais didáticos no processo do ensino do português aos alunos chineses
Autor: Cheng Cuicui
Palavras-chave: Material Didático
Professores
Ensino do Português
Alunos Chineses
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Nesta última década, houve uma crescente demanda pelo ensino do português na China. Neste sentido, surge esta dissertação, inserida no contexto de aprendizagem do português como língua estrangeira pelos estudantes universitários chineses, que tem como objetivo principal verificar quais os critérios para a seleção e para a produção de materiais didáticos em português, principalmente os materiais direcionados a alunos chineses que frequentam o curso de licenciatura em português nas universidades. O tema cria oportunidades para pensarmos na relação que se estabelece entre a seleção e a produção do material didático usado na aula de português e a situação especial de ensino que é a dos estudantes universitários chineses a aprender língua portuguesa. Embora este trabalho se centre no ensino do português para chineses, algumas discussões podem ser uma mais-valia para professores e criadores de materiais didáticos para alunos de outras nacionalidades. A partir dos questionários foram criadas tabelas e categorias, com base nos parâmetros da abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira, na qual as quatro competências específicas se apresentam (falar, ouvir, escrever e ler). Foram encontradas três categorias básicas: os critérios mais utilizados para a seleção dos livros didáticos para o objetivo geral de ensino; os critérios diferentes para a seleção e produção de materiais didáticos para os objetivos específicos (diferentes disciplinas) no processo de ensino do português aos alunos chineses; e as situações reais da utilização do livro didático de português na China.
Descrição: Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua segunda e Estrangeira
URI: http://hdl.handle.net/10362/7662
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese + Cheng Cuicui.pdf572,44 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE