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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7659

Título: Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
Autor: Cuambe, Célia Ismênia
Palavras-chave: Crianças
Educadores de infância.
Autobiográfico
Práticas educativas
Narrações
Reflexões
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo descrever as reflexões do educador de infância e impato destas reflexões na sua prática educativa. Pretende igualmente descrever o processo de recuperação da instituição em estudo. Por outro lado, pretende compreender se as reflexões diárias influenciam para o melhoramento das práticas educativas do educador de infância. O presente estudo visa ainda identificar e fundamentar alguns dos factores internos e externos que influenciaram ou foram/são determinantes nas práticas educativas de um educador de infância. O trabalho será organizado em termos das grandes dimensões que sustentam o nosso estudo: As reflexões sobre as práticas educativas dos Educadores de Infância, os estudos autobiográficos e sobre as planificações e as reflexões dos educadores de infância. Relativamente aos participantes, foi constituído pela autora da presente dissertação, uma vez que se trata de um estudo autobiográfico. No entanto, a autora no seu estudo, teve a participação de vários elementos da comunidade educativa,na qual exerce as suas funções profissionais. Relativamente aos instrumentos utilizados, assentou na utilização de um método nuclear (narrativas) que se consignou com base nos registos diários acerca das práticas educativas da autora do estudo. A utilização das narrativas procurou, enriquecer a análise e permitiu a compreensão dos resultados obtidos. Importa frisar, que neste caso a investigadora é objeto de estudo, sendo muitas vezes difícil separar os factos da sua própria subjetividade. No entanto, a autora, teve que se distanciar das subjetividades, por forma a possibilitar uma maior objetividade do estudo. A recolha sistemática, permitiu o acompanhamento dos factos (acontecimentos) e da subjectividade (reflexões, decisões, dúvidas, emoções, sentimenots, questões, inquietações, sugestões, opiniões). O estudo incide numa abordagem descritiva, do tipo qualitativo. Inscreve-se no campo dos estudos autobiográficos. Como conclusões, constatou-se essencialmente que refletir sobre todo o processo educativo, permite ao educador questionar, avaliar, e melhorar as suas práticas educativas.
Descrição: Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização: Análise e Intervenção em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7659
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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