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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7614

Título: Aquisição de exaustividade em crianças falantes de Português Europeu
Autor: Vaz, Stéphanie Dias
Palavras-chave: Aquisição
Exaustividade
Interrogativas
Clivadas
Quantificação universal
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar a forma como as crianças falantes nativas de português europeu adquirem os valores de exaustividade associados a três estruturas: estruturas interrogativas, estruturas clivadas e estruturas de quantificação universal. Os estudos experimentais realizados procuravam determinar se as crianças falantes nativas de português europeu atribuem interpretações exaustivas a estes três tipos de estruturas, comparando-os com os que foram encontrados para outras línguas, nomeadamente o Inglês e Alemão, em que é possível observar desenvolvimento linguístico na aquisição de valores de exaustividade em diferentes estruturas. Para as duas primeiras estruturas, foram retomados os resultados obtidos em Vaz (2010a,b). Para as estruturas de quantificação universal, foi realizado um novo estudo experimental. Em cada um dos testes, participaram 60 crianças, divididas por três faixas etárias (3, 4 e 5 anos) e um grupo de controlo de 20 adultos. Para testar a aquisição da exaustividade em estruturas interrogativas foi aplicado um teste desenvolvido por Petra Schulz no âmbito do projeto europeu COST A33, com perguntas acerca de imagens. Para testar se as crianças associavam às estruturas clivadas leituras exaustivas, foi construído um teste inspirado no de Heizmann (2007) que usava uma tarefa de juízo de valor de verdade. Os participantes tinham de avaliar se uma frase dita por um fantoche era adequada à imagem apresentada (picture verification task). Para verificar a aquisição de exaustividade em estruturas de quantificação universal preparou-se uma tarefa de compreensão, através da metodologia de juízo de valor de verdade. Tal como no teste de estruturas clivadas, a tarefa dos participantes consistia em avaliar se uma frase dita por um fantoche era adequada à imagem apresentada (picture verification task). Os resultados obtidos permitem-nos concluir que existe efeito de desenvolvimento dos 4 para os 5 anos na aquisição de exaustividade nas diferentes estruturas. Embora a exaustividade pareça ser determinada sobretudo gramaticalmente nas diferentes estruturas, ela interage com aspetos pragmáticos, o que é visível no comportamento do grupo de controlo, que é por vezes mais sensível do que as crianças às condições pragmáticas da situação experimental.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Linguagem
URI: http://hdl.handle.net/10362/7614
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